As férias terminaram e agora é hora de voltar ao batente. Não posso reclamar. Minhas férias foram ótimas e aproveitei para fazer algumas “visitas gastronômicas” por aí. Em Florianópolis (SC), depois de muito tempo querendo, finalmente, conheci o Restaurante Ostradamus, no Ribeirão da Ilha, onde degustei ostras fresquinhas (isso mesmo! Me rendi à elas) em versões com Martini, ou com redução de aceto balsâmico, ou com queijo brie, manga e maçã, ou com gengibre ou simplesmente no alho e óleo. Todas preparadas sob o comando do simpático proprietário e chef Jaime de Barcelos. E tudo isso com amigos num trapiche panorâmico. Eu recomendo. E mesmo se você não gostar de ostra – como eu, antes de ir até lá – não perca a chance de provar uma delas. Tenho certeza que mudará de ideia… como eu.
Vale lembrar que o Ribeirão é um dos maiores produtores de ostra de Santa Catarina. E hoje o estado é responsável por 80% da produção nacional.
Outra opção na “Ilha da Magia” é passar uma tarde no Bar e Restaurante do Arante, no Pântano do Sul. Lá pra quem quer se esbaldar, uma sequência de camarão é a pedida certa. O local – cheio de bilhetinhos e recadinhos daqueles que passaram por lá – é inusitado. Vá sem pressa. Peça uma cerveja gelada ou uma cachacinha e prepare-se para rir com o bom-humor dos garçons, que são atrações no restaurante.
Outra ida agradável foi atéBox 32, no Mercado Público de Florianópolis, onde vale a pena experimentar os pastéis de camarão e o bolinho de bacalhau e, claro, a cachaça que leva o nome do estabelecimento, a Box 32.
Continuando na mesma linha gastronômica, já em São Paulo, experimentei o gostoso bacalhau do Restaurante A Bela Sintra, que fica na Rua Bela Cintra, 2.325, na região dos Jardins. A culinária internacional, com enfoque na gastronomia portuguesa, é comandada pela chef Hilda Vinagre. Provei lá o Bacalhau Espiritual (bacalhau desfiado, creme de leite, cenoura ralada e gratinado com parmesão). Realmente muito bom! Ah… não deixe de provar as sobremesas portuguesas oferecidas pela casa!
Estar na capital paulista e não comer uma bela pizza é uma heresia. Provei uma no Veridiana Pizzaria, no bairro Higienópolis. Leve uma boa companhia, peça um vinho e certamente terá lá uma noite agradável.
Como chovia muito em São Paulo, o jeito foi dar uma esticada até o Rio de Janeiro. Lá conheci o Albamar Restaurante, na Praça Marechal Âncora, 186, no Centro, onde provei um dos melhores bolinhos de bacalhau. Questionado, o chef Luiz Incao afirmou ter como principal missão na vida: servir. E olha que ele faz isso de uma maneira bastante saborosa!
Ano passado, o restaurante ganhou novos proprietários, reformulou o cardápio, mantendo, no entanto, o perfil de restaurante de frutos do mar e está ainda em plena reforma. A bela torre (foto) retoma seu lugar de destaque na história gastronômica do Rio.
.
Ah sim, se você for provar uma das sobremesas, eu me surpreendi com o Carpaccio de Banana com sorvete. Olha realmente deliciosa!
Indo mais além, em Búzios, a Cantina do David, vale pra quem gosta de um prato à base de polvo.
Agora… se, por um acaso (como eu), for parar em Duque de Caxias (RJ), um lugarzinho que vale a pena conhecer é o Restaurante e Cachaçaria Mussarela. Comidinha nordestina simples, mas muito, muito saborosa feita pela dona Lúcia, a mulher do Carlos Antônio Clementino dos Santos, o popular Mussarela, proprietário da casa. O escondidinho ou a picanha com aipim valem a pena ser saboreados. Se tiver oportunidade, gaste horas conversando com o Mussarela. O paraibano de Guarabira é uma atração à parte. Bom papo, carismático vai parecer que você o conheceu na infância! Se você é um apreciador de cachaças, aproveite pra provar uma das 250 que ele oferece. Uma das tardes mais agradáveis que passei nestas férias! Eu recomendo!
A casa fica localizada na Rua Réia, 225, no Parque do Carmo. Ah sim, Mussarela em julho deste ano (ou agosto – a gosto de Deus, como disse Lúcia) está indo para um novo endereço. Mas é só perguntar ali em Duque de Caxias, que todo mundo conhece! Tanto o restaurante quanto o proprietário.
Bom, de volta a Curitiba, o jeito agora é trabalhar, mas outra hora apareço com mais novidades! Até lá!