“Para captar um pouco da alma de um povo e começar a entender sua cultura é preciso provar da sua comida”… é assim que Tom Kime, chef dos principais restaurantes de Londres e Sydney, começa seu livro “Comidinhas de rua”, recentemente lançado pela editora PubliFolha, e que veio parar nas minhas mãos dias atrás.
O livro é uma espécie de volta ao mundo e um verdadeiro convite para os gourmets. Kime apresenta receitas de saborosas iguarias vendidas em mais de 20 países. Ele conheceu as comidas servidas em barracas de beira de estradas, em bancas de feiras, em carroças e nos pequenos cafés e botecos para tentar captar a essência de cada cultura. O autor passou pela Índia e Sri Lanka, pelo Sudeste asiático, pela América do Sul (sim ele foi até Salvador), Caribe e México; pelo Sul da Europa, e pelo Oriente Médio e África do Norte.
Essa comida de rua, como diz o chef, é preparada e consumida 24 horas por dia, sete dias da semana e não apenas quando há um convidado. “Ela indica como um povo vive e quais são os valores importantes para ele”.
No Vietnã, Kimi conta que ficou extasiado. “Nunca antes havia visto ou provado uma comida como aquela. A culinária vietnamita é especialmente perfumada, aromática”. Ainda no Sudeste asiático, Kimi fala de Cingapura, que ele chama de “caldeirão cultural”.
“Comidinhas de rua” é quase que um diário de viagem gastronômico. Dividido entre as anotações de bordo do autor, que conta como descobriu os pratos inusitados em suas viagens pelo mundo, com mais de 90 sugestões de receitas fáceis de fazer.
Olha que dá pra viajar durante as refeições. Tomar café-da-manhã como os mexicanos, almoçar como os italianos e jantar como os tailandeses. Ah sim, Tom Kime ainda dá dicas e revela segredos de como montar os pratos e usar especiarias e temperos.
Mais “Comidinhas”
Outro livro lançado recentemente pela PubliFolha também é o “Comidinhas”, escrito pela autora e cozinheira autodidata Jennifer Joyce, que apresenta deliciosas receitas de antepastos, tapas, mezzes e entradas que podem ser servidas em ocasiões especiais e podem substituir as refeições tradicionais.
Joyce ensina a preparar pratos sofisticados, mas simples de fazer, como nachos de siri, merengues com chocolate branco, unindo sabores salgados, doces, ácidos e picantes que despertam o paladar.
A autora dá dicas também sobre como organizar o preparo dos pratos, além de sugestões de acompanhamentos que vão equilibrar tanto o sabor quanto o tempo de preparo. Traz também cardápios temáticos e sugestões de decoração para festas indianas, mexicanas, japonesas e mediterrâneas.
Os dois livros têm 224 páginas e custam custa R$ 45,00 cada. Ambos são ótimas opções de presente…pra você ou não.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas