Quem disse que você não pode mitar durante a Copa do Mundo da Rússia? Enquanto o Brasileirão e o Cartola FC fazem uma pausa para o Mundial, você pode escalar um trio de ataque com Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo para mandar bem no fantasy game oficial da FIFA.
Leia abaixo um resumo de como funciona o game, inspirado no modelo do fantasy da Champions League. Todas as regras estão aqui (em inglês); para se inscrever clique aqui.
Como jogar
O funcionamento do jogo é diferente do Cartola, mas no final das contas o objetivo é o mesmo: escolher os jogadores certos e fazer a maior pontuação possível.
Ao invés de selecionar apenas 11 jogadores e um técnico a cada rodada, você monta um elenco com 15 atletas utilizando orçamento de 100 milhões de euros — as cartoletas do fantasy.
Depois, escolhe o sistema tático, escala o time e marca pontos de acordo com o desempenho em campo. Os critérios de pontuação são próprios: gol vale quatro pontos para atacantes, cinco para meias e seis para defensores, por exemplo.
Outro ponto importante: o plantel precisa ter dois goleiros, cinco defensores (zagueiros ou laterais), cinco meias e três atacantes.
Na fase de grupos, por exemplo, há limite de três jogadores da mesma nacionalidade. A restrição diminui gradativamente a cada fase do Mundial.
Substituições, capitão e wildcard
Assim como no Cartola, você deve escolher um capitão para sua equipe. Ele terá pontuação dobrada na rodada.
Há também a opção Maximum Captain, na qual seu capitão será automaticamente seu jogador que mais pontuar. Essa ‘carta na manga’ só pode ser usada uma vez.
Existe ainda o wildcard, opção que dá direito a contratar jogadores de forma ilimitada (dentro do orçamento, claro) antes de uma rodada qualquer.
Entre os jogos da primeira fase, é possível trocar somente um atleta do elenco. O número aumenta para três nas quartas de final e cinco nas semifinais e na grande decisão (o jogo que define o terceiro colocado também pontua).
As transferências também são ilimitadas antes do início das oitavas.
Mais caros
Como o elenco tem 15 jogadores, é ideal equilibrar as escolhas com nomes de mais destaque e apostas para pontuar bem. Veja abaixo a lista dos mais valorizados:
Goleiros: De Gea (6,5 milhões), Alisson, Courtois, Ederson, Lloris, Patricio (6 milhões)
Defensores: Alba, Hector, Kimmich, Marcelo, Ramos (6,5 milhões)
Meias: De Bruyne (10 milhões), Muller (9,5 milhões)
Atacantes: Messi, Neymar, Ronaldo (12 milhões)
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou