Após uma longa e desgastante viagem com destino à Copa do Mundo 2018, esturricando no ar condicionado do avião, com escalas em São Paulo, Roma e a chance de voar pela enigmática Aeroflot, tivemos apenas algumas horas de Moscou no domingo (10). A segunda-feira (11) foi, portanto, nosso début na capital do Mundial. O suficiente para ficar lost in translation.
Suspeito que não é uma novidade, mas quando se está aqui fica, digamos, um tanto evidente: o russo não tem nenhuma relação com o português. Sério? Sim. E, para incrementar o desafio, há ainda a barreira do alfabeto deles, uma variante local do cirílico, herança medieval dos eslavos orientais.
LEIA MAIS: Aprenda a jogar (e mitar) no “Cartola” oficial da Copa da Rússia
LEIA MAIS: Churrasquinho de “gatov”? Espetinho é sensação entre turistas na Copa da Rússia
E aí, qualquer tarefa, mesmo as mais prosaicas, vira um episódio de constrangimento e desinformação. Não fosse, para a nossa sorte, a companhia do colega Adriano Ribeiro, que trouxe para a Copa do Mundo, na bagagem, além de 25 quilos em roupas, quase cinco anos de estudo de russo. Adriano, desde já, obrigado.
Graças ao Adriano — para registrar, além de mim, André Pugliesi, a equipe da Gazeta do Povo no Mundial conta com o fotógrafo Jonathan Campos — ficou bem mais fácil escolher entre direita e esquerda. Dúvida que nos perseguiria, e perseguirá, em boa parte das estações de metrô.
LEIA MAIS: Na capital da Copa 2018, escada rolante do metrô é coisa séria e provoca confusões
Pouquíssimas pessoas falam inglês, basicamente vendedores, e normalmente apenas para responder a pergunta “quanto é?”. No mais, temos esbarrados com russos sem muita disposição de entendimento e, alguns, prontos para ajudar mesmo sem um pedido, até mesmo para entabular um patético diálogo via Google Tradutor.
Aos poucos, vou me acostumando com as “imagens” das palavras, já que decorar o cirílico não será moleza. Memória fotográfica para resolver os dilemas básicos. Menos mal, naquela hora que pode ser fatal para qualquer um perdido por aí, o idioma ajudou aqui na Rússia: banheiro é toalete.
Grupo de WhatsApp da Copa do Mundo 2018
A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho. Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples. Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!
Leia também
1⃣ >> Simulador do campeão da Copa do Mundo 2018 na Rússia
2⃣ >> Abertura da Copa do Mundo 2018: data, horário, local, shows, curiosidades
3⃣ >> Copa do Mundo: serviço de TV, agenda de jogos e notícias
4⃣ >> TABELA DA COPA: confira os jogos, datas e grupos
5⃣>> Bolão Copa do Mundo 2018: tabela para baixar e apostar com amigos
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou