DIRETO DE MOSCOU, RÚSSIA – Finalista inédita da Copa do Mundo, a Croácia é a primeira seleção a superar três prorrogações consecutivas em um Mundial. A França, adversária na grande final do próximo domingo (15), às 12h, em Moscou, não encarou o tempo extra nenhuma vez.
A sequência croata de decisões estendidas (duas delas ainda terminaram na disputa de pênaltis) reflete-se na distância percorrida entre os dois finalistas no torneio. Enquanto a Croácia – somando-se todos os jogadores – já correu 723,95 km na Copa, a França totaliza 607,5 km. Ou seja, a equipe do leste europeu chega à decisão com 116,45 km a mais nas costas.
Três dos cinco jogadores que mais correram no Mundial são croatas. Modric lidera o ranking com 63,03 km. Rakitic está em terceiro (62,85 km) e Perisic em quinto (62,42 km). A França tem um jogador no top 5, o volante Kanté, o quarto na lista com 62,69 km.
Veja aqui os palpites para a final e disputa do 3º lugar da Copa 2018
Trintões x garotos
O fôlego da Croácia é elogiável, ainda mais se levarmos em conta a idade de alguns dos principais jogadores da equipe como Modric e Mandzukic (ambos com 32 anos), além de Rakitic (30 anos). Ao todo, a equipe titular tem cinco trintões e outros três quase lá, com 29 anos.
“O que faz a diferença é a vontade e a qualidade destes jogadores. Eles possuem muita energia. Quando terminaram os 90 minutos contra a Inglaterra, iríamos para a terceira prorrogação seguida. Tinha jogador que não estava 100% e ninguém queria sair. Todos diziam: posso continuar, posso ir mais longe”, elogia o técnico Zlatko Dalic que viu a equipe se recuperar após sair perdendo nos três jogos de mata-mata desse Mundial.
LEIA TAMBÉM: Sensação da fase inicial, com 17 revisões, VAR “some” dos jogos decisivos da Copa
A França, por outro lado, iniciou a Copa com o segundo elenco mais jovem entre todos os participantes: média de 26 anos (contra 27,9 da Croácia). Apenas três titulares dos Blues já passaram dos 30. Quatro atletas da equipe principal nem chegaram aos 25. O principal destaque francês na Rússia é o garoto Mbappé, de 19 anos.
“Eu estou muito feliz de vê-los crescer tão rapidamente, porque são jovens, mas a qualidade está presente. Eles estão escrevendo uma nova e linda história aqui”, destaca o treinador Didier Deschamps.
Faixa de idade dos titulares da Croácia (média de 27,9 anos)
– Abaixo dos 20 anos – ninguém. *ninguém também no banco de reservas
– Entre 20 e 25 anos – Rebic (24). *Outros cinco nesta faixa no banco
– Entre 25 e 30 anos – Brozovic (25), Vrsaljko (26), Vida (29), Lovren (29) e Perisic (29). *Outros cinco nesta faixa no banco
– Acima dos 30 anos – Rakitic (30), Strinic (30), Modric (32), Mandzukic (32) e Subasic (33). *Outros dois nesta faixa no banco
***
Faixa de idade dos titulares da França (média de 26 anos)
– Abaixo dos 20 anos – Mbappé (19).
– Entre 20 e 25 anos – Pavard (22), Lucas Hernandez (22) e Umtiti (24). *Outros seis nesta faixa no banco
– Entre 25 e 30 anos – Varane (25), Pogba (25), Kante (27) e Griezmann (27). *Outros quatro nesta faixa no banco
– Acima dos 30 anos – Lloris (31), Giroud (31) e Matuidi (31). *Outros dois nesta faixa no banco
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe