DIRETO DE MOSCOU, Rússia – A imprevisibilidade é a grande marca da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Argentina, Alemanha, Brasil, Colômbia e Polônia são alguns dos favoritos em seus grupos que já tropeçaram neste Mundial. Isso bagunçou a projeção dos classificados à segunda fase e pode resultar em “lado da morte” no mata-mata com todos os gigantes reunidos. Vamos fazer um exercício de futurologia e mostrar como isso pode acontecer.
O que prevê o chaveamento do mata-mata e quais os possíveis confrontos:
Lado 1
— 1ºA x 2ºB
Projeção ‘da morte’: Uruguai x Espanha >> O Uruguai precisa de uma vitória simples na última rodada para ser o primeiro do grupo A. Já a Espanha deve brigar com Portugal pela liderança de sua chave no saldo de gols. É perfeitamente possível que perca a disputa.
— 1ºC x 2ºD
Projeção ‘da morte’: França x Argentina >> É o duelo de gigantes mais provável das oitavas. A França só precisa de um empate para garantir o topo do grupo. A Argentina, no máximo, ficará em 2º na sua chave.
Veja aqui os palpites para os jogos da 3ª rodada da fase de grupos da Copa 2018
— 1ºE x 2ºF
Projeção ‘da morte’: Brasil x Alemanha >> Para ser líder, o Brasil precisa vencer a Sérvia e superar a Suíça no saldo de gols (já tem vantagem no critério atualmente). A Alemanha como segunda do grupo dela é a hipótese mais provável, já que o México é o atual líder e só precisa de um empate contra a Suécia para seguir no topo. (Confira aqui todas as combinações necessárias para esse Brasil x Alemanha acontecer)
— 1ºG x 2ºH
Projeção ‘da morte’: Inglaterra x 2ºH. Os ingleses terão confronto decisivo com a Bélgica pela liderança do grupo G. É um jogaço e uma vitória inglesa não é absurda. Não projetei os times do grupo H, pois só uma rodada foi disputada.
Resumindo, seriam sete campeões e 16 títulos mundiais concentrados em um mesmo lado.
Diante disso, o lado 2 do mata-mata ficaria com:
— 1ºB x 2ºA: Portugal x Rússia
— 1ºD x 2ºC: Croácia x Dinamarca
— 1ºF x 2ºE: México x Suíça
— 1ºH x 2ºG: 1ºH x Bélgica (Não projetei os times do grupo H, pois só uma rodada foi disputada)
Ou seja, essa concentração de azarões garantiria um finalista inédito na Copa. Portugal, de Cristiano Ronaldo, e a geração belga agradecem.
É lógico que a combinação de resultados teria de ser grande para tudo isso acontecer, mas só o fato de ela ser possível – faltando apenas uma rodada para o fim da fase de grupos – mostra que a Copa da Rússia está divertidíssima.
Deixe sua opinião