Não bastassem as contusões e o desempenho ainda abaixo do esperado da seleção brasileira neste início de Copa do Mundo 2018, o técnico Tite tem mais um desafio para administrar: os cartões amarelos. Neymar, Philippe Coutinho e Casemiro estão pendurados. Se voltarem a ser advertidos no jogo da próxima quarta-feira, às 15h, em Moscou, ficam fora do primeiro duelo mata-mata do Mundial (caso o Brasil se classifique, é claro). Lembrando que esse jogo eliminatório pode ser contra a Alemanha (veja todas as combinações para isso acontecer).
Usando o termo citado pelo próprio Tite antes do começo do torneio, é mais um “fantasminha” para atormentar o treinador. O trio pendurado pode ser considerado protagonista da seleção na Copa até agora.
Philippe Coutinho é o grande nome do time brasileiro no momento. E não só pelos dois gols marcados na competição. É o mais lúcido da equipe e, quem, efetivamente está criando as melhores oportunidades de gol para o Brasil.
Já Casemiro pode parecer mais discreto, mas tem um papel fundamental no esquema brasileiro. É quem protege mais os zagueiros e os laterais, já que Paulinho – seu companheiro no meio – avança mais ao ataque. Mesmo assim, ele apareceu bem também no setor ofensivo no último jogo contra a Costa Rica e construiu a jogada do segundo gol.
Neymar é a grande preocupação. Não é preciso nem falar sobre a importância dele para o Brasil. Com certeza, ele é quem precisará ser mais acalmado pelos companheiros no jogo contra a Sérvia. O camisa 10 sofrerá muitas faltas (simulará algumas também) e terá de se controlar, o que não tem acontecido. O cartão amarelo recebido contra a Costa Rica foi justamente por reclamação.
Agora, será preciso jogar mais e falar menos com a arbitragem. Aliás, o cuidado especial será não só para o próximo jogo. Os cartões amarelos são zerados só das quartas para a semifinal.