DIRETO DE KAZAN, RÚSSIA – Toda Copa do Mundo marca o fim de um ciclo nas seleções. E com o encerramento da trajetória da seleção brasileira no torneio da Rússia, é certo que será iniciado um processo de reformulação na equipe, já pensando no Mundial do Catar, em 2022.
Veja abaixo quais jogadores do time titular na Rússia tem futuro na seleção:
QUEM FICA
Alisson, goleiro
Com apenas 25 anos, e em sua primeira Copa do Mundo, o goleiro gaúcho segue como favorito para a camisa 1 do Brasil. Entre os convocados, tem como concorrente futuro Ederson, 24 anos, com apenas um jogo pelo Brasil. Cássio não tem chance. Pretendido pelo Real Madrid, atualmente na Roma, Alisson tem 31 jogos pela seleção e 15 gols sofridos.
>> Canarinho Pistola, Psicopata do Hexa, Galvão em chamas, o que vai deixar saudade da Copa
Casemiro, volante
O atleta do Real Madrid é jovem, 26 anos, titular do Real Madrid e em ascensão na carreira. Fez somente 27 partidas pela seleção brasileira e tem poucos concorrentes ao posto de primeiro volante. Um deles é Fred, convocado para o Mundial e contratado pelo Manchester United, com 25 anos.
>>> Salvador, goleiro da Bélgica cutuca brasileiros: “Pensavam que iriam ganhar a Copa”
>>> Paulinho chora e diz que eliminação contra Bélgica é pior do que 7 a 1
Philippe Coutinho, meia-atacante
Com 26 anos, o meia-atacante do Barcelona é uma das peças fundamentais da seleção brasileiro e nome importante para o futuro da equipe. Na Rússia mostrou-se ainda mais importante para a equipe e dividiu o protagonismo com Neymar. Tem 41 jogos pelo Brasil e 12 gols.
>> Tite e CBF querem manter trabalho, mas derrota deixa em suspense futuro do Brasil
>> Galvão Bueno diz que Copa do Mundo não resolveria problemas do país
Willian, atacante
O meia do Chelsea tem idade para mais um Mundial, 29 anos. Mas, dono de um futebol de arranque, explosivo, pode ir perdendo espaço com o passar dos anos. Ainda tem em seu encalço Douglas Costa, com as mesmas características, dois anos mais jovem e que por pouco não roubou a posição na Rússia. Willian tem 61 jogos e oito gols pelo Brasil. Lucas Paquetá, do Flamengo, aparece como um concorrente.
>> Tite e CBF querem manter trabalho, mas derrota deixa em suspense futuro do Brasil
>> Galvão Bueno diz que Copa do Mundo não resolveria problemas do país
Neymar, atacante
Com 26 anos e ainda em ascensão, o camisa 10 seguirá como o principal nome do Brasil. No Mundial da Rússia, apesar da eliminação, aumentou seu prestígio com a camisa amarela, assumindo o posto de quarto maior goleador (57 gols) da história. E segue com o desejo de tornar-se o melhor jogador do planeta nos próximos anos.
> Por que respeitar Lukaku na Copa? Ele mesmo responde com história de arrepiar
>> Glenda se emociona ao relatar dor da mãe de Fernandinho
Gabriel Jesus, atacante
Jogador mais jovem da seleção brasileira, com 21 anos, o atacante do Manchester City é presença certa na equipe pelos próximos anos. Entretanto, deixa a Rússia com a imagem arranhada pelo fraco desempenho. Vê ainda Roberto Firmino, do Liverpool, como concorrente direto. Ao todo, Jesus tem 21 partidas pelo Brasil e 10 gols.
Entre os reservas
Ederson (goleiro), Danilo (lateral-direito), Marquinhos (zagueiro), Fred (volante), Firmino (atacante) e Douglas Costa (atacante).
>> Derrota do Brasil para Bélgica rende memes na internet; confira
>> Fora da Copa, Neymar perde chance de bater CR7 e Messi como melhor do mundo
QUEM PODE SER ÚTIL
Thiago Silva, zagueiro
Aos 33 anos, após sua terceira Copa, com 76 partidas pelo Brasil, o jogador do PSG tem chances mínimas de emplacar no Catar. Entretanto, a experiência e liderança do carioca podem ser úteis no período de renovação do grupo. Marquinhos, 24 anos, companheiro de PSG que perdeu o posto de titular para Thiago Silva, aparece como favorito para a posição.
Miranda, zagueiro
O defensor da Inter de Milão é caso parecido com o colega Thiago Silva. Próximo de completar 34 anos, em setembro, o paranaense de Paranavaí tem chance improvável de jogar mais um Mundial (fez sua primeira na Rússia). No entanto, também experiente e líder do grupo, escolhido capitão duas vezes no torneio, pode servir no período de transição. Rodrigo Caio, do São Paulo, é um candidato ao setor.
Marcelo, lateral-esquerdo
O jogador do Real Madrid tem 30 anos, assim sendo, aparece com possibilidades remotas de jogar a Copa do Mundo do Catar, em 2022. Pesa ainda contra a permanência de Marcelo como titular a possibilidade de contar com Alex Sandro, lateral ainda jovem, 27 anos, em ascensão na carreira — acabou preterido em nome de Filipe Luís, mais experiente, 32 anos.
>> Ouça: Foi justo! Bélgica se aproveitou de um início patético do Brasil
>> Quatro anos após o 7 a 1, Fernandinho fica com o status de vilão na eliminação do Brasil da Copa
QUEM DEVE PERDER ESPAÇO
Fágner, lateral-direito
Embora haja uma escassez no setor, o lateral-direito do Corinthians deve sumir das convocações após sete jogos pelo Brasil. Tem 29 anos e foi chamado como terceira opção, após a contusão de Daniel Alves. O desafio para o próximo ciclo é encontrar um novo titular, já que Daniel Alves tem 35 anos e Danilo, 26 anos, que sofreu duas contusões na Rússia, também não inspira confiança.
Paulinho, volante
O jogador do Barcelona ainda tem idade para mais um Mundial, 29 anos. Entretanto, jogou sua segunda Copa e sem grande destaque. Paulinho também escreve uma carreira com oscilações. Sem emplacar no inglês Tottenham, foi para a China, até ser contratado pelo Barcelona no ano passado. E, agora, especula-se que pode retornar ao fraco futebol chinês. Além disso, Arthur, do Grêmio, deve ganhar espaço.
Entre os reservas
Cássio (goleiro), Filipe Luís (lateral-esquerdo), Geromel (zagueiro), Fernandinho (volante), Renato Augusto (meia) e Taison (atacante).
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT