Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

“Trenzinho da Inglaterra” empolga narrador da Globo; saiba como é a tática inovadora

Gareth Southgate e o time da Inglaterra. Jonathan Campos, enviado especial à Rússia (Foto: )

DIRETO DE MOSCOU, RÚSSIA – Uma tática da Inglaterra utilizada em lances de bola parada fez a alegria do narrador Luis Roberto, da Rede Globo. Empolgado com a artimanha, o autor de “negros maravilhosos” chamou atenção para o lance e provocou comoção nas redes sociais.

Mas, afinal, o que é o tal “trenzinho da Inglaterra”, como apelidou Luis Roberto?  Basicamente, é uma estratégia do técnico Gareth Southgate em busca de melhor aproveitamento da equipe nos lançamentos para a área. Esquema que o treinador adaptou de equipes da NBA, liga americana de basquete, e NFL, a liga de futebol americano.

Southgate visitou times das duas modalidades nos Estados Unidos e tentou trazer para o futebol os sistemas de bloqueio de marcação, conhecidos no basquete como “pick-and-roll”, uma movimento de corta-luz para que um companheiro se livre de um adversário.

Assim, os jogadores ingleses formam uma espécie de fila, todos juntos, em lances de escanteio ou faltas que serão cobradas na direção da área. Tudo para que seja mais difícil a perseguição de seus marcadores. A Inglaterra anotou 12 gols na Copa do Mundo, sendo seis em lances ensaiados, com o “trenzinho”, cinco de cabeça.

A inspiração, entretanto, não veio apenas dos esportes americanos. Southgate também copiou uma estratégia do time inglês Lincoln City, que ficou conhecida como “Love Train” (trem do amor, na tradução). Nos EUA, os times que ajudaram o English Team foram o Minnesota Timberwolves, da NBA, e o Seatlle Seahawks, da NFL.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.