A temporada de frio mal chegou e eu já tenho sonhado com pinhão.Tenho a enorme sorte de ter uma araucária no prédio onde moro, em frente a minha sacada, e volta e meia me pego acompanhando o crescimento das pinhas. A época do pinhão está chegando e com as pinhas crescendo, cresce igualmente minha vontade de comê-lo.
Gosto de pinhão cozido e de pinhão assado na brasa, como aquelas castanhas maravilhosas que vemos nas ruas de Paris e às quais raramente resistimos. Temos que deixar nosso pinhão mais glamouroso, pois ele é tão delicioso (se não mais) quanto as tais castanhas de Paris!
Segue a minha receita em homenagem à estação do pinhão:
Risoto de Pinhão com Defumados
Para o caldo de defumados:
1 colher de sopa de azeite de oliva;
200 g de bacon picado;
1 cebola picada;
4 dentes de alho picados;
1 kg de costelinha defumada (separe as ripas uma a uma);
2 folhas de louro.
Na panela de pressão, aqueça o azeite de oliva e frite o bacon. Adicione a cebola e o alho e refogue até dourar. Acrescente as ripas de costelinha defumada e as folhas de louro. Cubra com água e cozinhe na pressão por aproximadamente 45 minutos.
Abra a panela, peneire e reseve o caldo e retire as ripas de costelinha – a carne deve estar macia. Retire e reserve a carne e descarte os ossos (ripas).
Para o risoto:
1 xícara de pinhão cozido e descascado (inteiro);
1 colher de sopa de azeite de oliva;
2 dentes de alho picados;
1 cebola pequena picada;
2 xícaras de arroz arbóreo;
½ xícara de Domecq (conhaque) para flambar;
Caldo reservado de defumados;
½ xícara da carne de costelinha desfiada;
3 colheres de sopa de parmesão ralado;
Salsinha e cebolinha frescas picadas;
Sal e pimenta a gosto (cuidado com o sal, pois os defumados já são salgados e seu caldo estará salgado).
Em uma panela aqueça o azeite e frite a cebola e o alho. Acrescente o arroz e refogue por uns 2 minutos. Flambe com o Domecq e deixe evaporar todo o álcool. Comece a regar com o caldo de defumados (fervente) de duas em duas conchas, até que o arroz esteja quase al dente. Acrescente então a carne defumada e o pinhão. Ajuste o sal e a pimenta e cozinhe até estar al dente, ou até o ponto desejado. Finalize com o parmesão e salsinha e cebolinha picadas.
Sirva imediatamente e se delicie com estas sementes – sim, sementes! – tão típicas daqui, do sul do país.
Viva o pinhão!
Bon appétit!
Deixe sua opinião