Quer aprender a fazer o melhor filet mignon da sua vida? Além de muito simples, é uma forma de preparar medalhões que ficam bem dourados por fora e extra-suculentos por dentro. É basicamente um rosbife, mas ao invés de fatiar bem fino, fatiamos como medalhões.
Compre uma peça de filet mignon (sem o cordão) e peça ao seu açougueiro para que a limpe (ou comece você mesmo a aprender a limpar sua carne). Tempere com sal e pimenta fresca.
Aqueça uma panela funda (para que suje o menos possível seu fogão), de preferência de ferro, e quando estiver bem quente coloque a peça inteira na panela. Ela deve, realmente, fazer aquele barulho de estar fritando.
Doure por 4 minutos de cada lado, sem ficar mexendo a carne na panela, até que esteja bem dourada por inteiro. Retire da panela, espere cerca de 10 minutos e corte em filets altos, com aproximadamente três dedos de espessura. É a forma em que o filet mignon fica mais bonito, saboroso e suculento!
Para regar este mignon, preparo um Molho de Champignons que acompanha maravilhosamente bem esta carne, mas que também fica ótimo com peixe, camarão, vitela…
Fiz a primeira vez este molho, acho eu, há uns 18 anos, quando estava começando a me apaixonar pela cozinha. Era o aniversário do meu marido, que na época era meu namorado, e queria impressioná-lo cozinhando para seus amigos. Pedi então para a minha segunda mãe – que cozinha MUITO BEM, sua receita de Pernil de Vitela com molho de Champignons. Ela me ensinou e eu fiz muito sucesso! Por isso, acredito sim que podemos conquistar pelo estômago!
Modifiquei um pouco a receita, porque com a experiência na cozinha aprendemos a ter segurança para criar nossa melhor versão. Agora, chega de divagar e vamos à receita:
Molho de Champignons
3 colheres de sopa de manteiga;
½ cebola picada;
2 dentes de alho;
4 bandejas de Champignon Paris (lavados e cortados em 4 fatias cada);
Sal e pimenta à gosto;
½ colher de chá de açúcar;
1 xícara de rum claro;
1 pote de nata fresca (300 g);
Salsinha picada.
Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente o alho e a cebola. Refogue por uns 5 minutos. Acrescente os champignons fatiados e refogue. Tempere com sal e pimenta, para que ele comece a soltar o seu líquido (precioso líquido!). Acrescente o rum — se souber flambar, melhor ainda! — e deixe reduzir pela metade. Adicione o açúcar e a nata fresca. Cozinhe por mais alguns minutos e ajuste o sal. Desligue o fogo e finalize com a salsinha picada.
Neste momento, você pode acrescentar ao Molho de Champignons o caldo que o mignon soltou ao ficar parado antes de ser cortado — pequenos segredos que fazem grande diferença!
Sobrou mignon?
Aguarde meu próximo post!