Com a chegada do inverno, nosso corpo pede mais comida para nos manter aquecidos. Desta forma, inverno tem tudo a ver com gastronomia. É a época do ano que as pessoas comem mais, ficam mais juntas – em volta da mesa, de uma lareira, comendo e compartilhando boas histórias e vinhos.
As comidinhas pedem mais substância e calor, o que chamamos de confort food – comida reconfortante. Um contra-ponto ao frio do lado de fora!
Uma receita fácil de fazer, para um jantar à dois bem romântico, ou para receber grandes amigos!
Fondue de Queijo
Existem várias receitas de fondue de queijo, muitas receitas bem ruins, mas esta é a receita que faço na minha casa! Pode confiar!
350g emmental ralado
350g gruyère ralado
1 dente alho
300ml vinho branco
1 cálice de Kirsch (aguardente de cereja) – essencial para a receita
2 colheres (chá) amido de milho (maisena)
pimenta e noz-moscada a gosto
Amasse ligeiramente o alho e esfregue-o, com a ajuda de um garfo, na parte interna da panela (de preferência, panela de cerâmica). Acrescente o vinho branco e deixe ferver. Vá acrescentando os queijos, aos poucos mexendo com um fouet. Deixe o dente de alho dentro da panela, desta forma ele vai aromatizando o preparo.
Dilua a maizena no Kirch e acrescente à panela. Deixe ferver para que engrosse um pouco. Tempere com pimenta e uma pitada de noz moscada. Fácil né?
Eu adoro comer o fondue de queijo com pães diferentes, normalmente os pães de casca dura. pinhão cozido (deliciosa combinação!), mini batatinhas assadas (vale um pouquinho de azeite de oliva e alecrim para assar!), tomatinhos cereja, e cogumelos. Para os que adoram proteína, como eu, que tal cubos de mignon grelhados, ou uns camarões levemente cozidos regados no fondue? Por que não?
Para beber, a combinação perfeita é um Chardonnay do novo mundo.
Mãos à obra! surpreenda quem você ama com um jantar à luz de velas e uma noite fora do convencional!
Excelente forma de começar o final de semana!