Não adianta, Páscoa pede bacalhau e todo mundo sabe disso – inclusive todo o povo que revende o peixe, que aproveita esta época para superinflacionar o produto. Por isso, quero aproveitar para dar algumas dicas de como servir o tradicional bacalhau na Páscoa.
A primeira opção é servir o bacalhau confitado, o que significa que você vai cozinhar o peixe muito lentamente no azeite de oliva. A panela não deve ferver de jeito nenhum, e neste caso gosto de usar o bacalhau dessalgado Dias – que aliás está com um preço ótimo!
Coloque as postas de bacalhau em uma panela com azeite de oliva, um pouco de sal grosso, dentes de alho e ramos de alecrim. Cozinhe até que as lascas estejam “inchadas”, se separando, mas não deixe desmanchar. Você pode fazer o “Confit” antecipadamente e depois aquecê-lo no forno, regado com o azeite do cozimento.
Já que estamos falando em lascas de bacalhau, que tal fazer um “Biro-Biro” do peixe? Comece com azeite de oliva, bacon picadinho, cebola e alho. Depois, incorpore as lascas grandes de bacalhau, ovos crus levemente batidos e por último batatinha palha e muita salsinha. Pode servir este bacalhau na mesma frigideira aonde o preparou, de um modo bem informal, afinal de contas Páscoa é com a família. O importante é incorporar os ovos, a batatinha palha e a salsinha só na hora de servir, mas o refogado pode ser feito com antecedência.
Outra forma que a maioria das pessoas gosta de comer o bacalhau é no Brandade. Brandade nada mais é do que um “purezinho” de batata com o bacalhau que antes foi refogado no azeite de oliva, cebola e alho. Muita gente usa aparas de bacalhau para fazer o Brandade, mas eu gosto mesmo é de saber que estou comendo uma parte nobre do peixe (as lascas bem grandes), e não as aparas. Também podemos variar um pouco o Brandade, usando o mesmo princípio, mas no lugar da tão convencional batata inglesa, usar batata salsa, mandioca…
Dia desses fiz um Brandade de Mandioca com Bacalhau e Pesto de Coentro e Macadâmias. Ficou deliciosa, vamos aprender?
Cozinhe a mandioca na panela de pressão e quando estiver macia coloque no processador com um pouquinho de manteiga, sal, leite integral e leite de coco. Em uma panela, refogue cebola, alho e um pouquinho de pimenta dedo-de-moça picada. Incorpore as lascas de bacalhau, reservando algumas para servir em cima do Brandade. Acrescente o purê de mandioca, que deve estar ainda morno e com uma consistência boa para incorporar nas lascas de bacalhau. Ajuste os temperos – sal e leite de coco – e finalize com salsinha fresca picada. Coloque em um prato que possa ser aquecido no forno e acrescente as lascas grandes por cima. Sirva com uma farofinha crocante e com Pesto de Coentro (no processador: coentro, queijo parmesão, sal, macadâmias e azeite de oliva).
Viu como não pode faltar originalidade na cozinha? Invente o seu bacalhau e surpreenda a família toda nesta Páscoa!