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Aprenda a construir uma receita previsível e escalável com vendas, marketing e tecnologia. Por Thiago Muniz, fundador da Receita Previsível.

Estratégias de negócios

3 passos simples para gerar mais lucro no segundo semestre

Lucro
Uma verdade que pode destravar seu crescimento ainda em 2023 é que executar rápido pode acelerar os ciclos de crescimento. (Foto: Freepik)

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Nenhuma estratégia sobrevive a uma execução deficiente. Talvez, no fim do ano passado ou no início do ano, você planejou ações para 2023, assim como fez as promessas de fim de ano - às vezes.

Acertar uns 50% quando fazemos uns 80% do que planejamos fazer é o esperado. Porém, a verdade é que falhamos mais na execução do que no planejamento. Ou seja, penso que, a essa altura do ano, você tenha feito uns 10% do que planejou ano passado.

Não acontece só com você. Até no Vale do Silício as empresas mais disruptivas passam por esse tipo de desafio. Uma verdade que pode destravar seu crescimento ainda em 2023 é que executar rápido pode acelerar os ciclos de crescimento. Quando testamos mais rápido, aprendemos com o feedback e melhoramos um pouco todos os dias.

Pensando nisso, separei algumas estratégias que funcionam bem para quem precisa de um maior foco para melhorar suas vendas no segundo semestre. Um negócio local, um e-commerce ou, talvez, você esteja trabalhando em algum lugar que precisa potencializar as vendas ainda em 2023.

Acertar um nicho

Esse fundamento se trata basicamente de entender, da maneira mais rápida possível, quem são os clientes ideais para o negócio. Para acertar um nicho, é importante ter clareza sobre qual tipo de cliente precisa de você e o quanto é benéfico para ele.

Obter essas informações não é tarefa fácil, mas você pode começar levantando suposições e realizando testes até acertar esse nicho. O objetivo, aqui, é descobrir em quais clientes você deverá concentrar seus esforços. Você pode começar analisando sua carteira de clientes ou entrevistar potenciais clientes.

Sucesso do seu time

Colocar o sucesso da sua equipe como prioridade é fundamental. Se você ainda não é um líder, pense em como pode contribuir para o sucesso das outras pessoas que trabalham com você.

Garantir que todos estão desempenhando suas tarefas não precisa ser algo sufocante. Nunca perca de vista, em acompanhamentos semanais, as tarefas executadas, os problemas que as pessoas estão enfrentando e o que elas fizeram de positivo.

A correria nos engole e, muitas vezes, deixamos isso passar batido,  mas também os ouça e garanta que as suas expectativas também estejam sendo alcançadas. A premissa básica é buscar, também, o sucesso das pessoas que trabalham para você. Elas precisam se sentir bem com o que estão fazendo.

Medir tudo o tempo todo é estupidez

Existe uma infinidade de métricas que podem ser exploradas, mas é importante entender que poucas métricas são suficientes para começar e que elas devem ser revisadas constantemente, sendo adaptadas de acordo com as necessidades atuais do negócio.

Normalmente, nós nos perdemos, tentando achar razão nos números. Passamos mais tempo coletando do que discutindo e refletindo sobre os números que geramos. Outro erro comum é não revisar se tudo tecnicamente está correto.

É muito comum, por exemplo, painéis de ferramentas digitais como softwares de relacionamento com clientes (CRM) ou de ferramentas de geração de tráfego pago (como o Meta ADS e Google ADS) mostrarem um número "5 prospects" e, na verdade, a sua empresa recebeu 10 ou nenhum contato. Garantir, mesmo que manualmente, que você está controlando diariamente quantas pessoas procuram sua empresa via WhatsApp, redes sociais, site e até mesmo no balcão, é uma primeira métrica importante para investir energia.

Outro ponto importante é medir o resultado após vender. A promessa e a entrega devem andar lado a lado e, para isso acontecer, é fundamental pedir rapidamente o feedback de novos clientes. É muito comum não crescer na medida que se espera porque, na verdade, até estamos vendendo, mas talvez para o cliente errado.

As expectativas que fazem uma pessoa comprar de você mudam na experiência da entrega. Pense nisso se você é uma loja virtual, uma empresa de serviços ou trabalha com produtos. Mesmo que você venda algo que todos vendem (uma commodity) a experiência e relacionamento durante a venda vão influenciar na percepção de valor do seu negócio.

Focar em um tipo de cliente, garantir que todos estejam olhando para o mesmo foco e medir o que realmente importa são os três primeiros passos que eu daria para dar um reset nos meus resultados e começar a pensar em estratégias de como crescer meu negócio.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

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