Na minha última coluna, na quarta-feira, trouxe uma sugestão para usar bem o tempo durante esse período de quarentena: fiscalizar um deputado. Se você não leu pode ver aqui o passo a passo para descobrir os gastos dos deputados no site da Câmara Federal. A ideia teve ótima repercussão e algumas sugestões.
Um leitor convocou todo mundo a fiscalizar o Judiciário e o Ministério Público, afinal também são órgãos com orçamentos milionários cujos gastos do dia a dia costumam passar à margem das atenções do cidadão comum, normalmente mais atento ao que os políticos andam fazendo com o nosso dinheiro.
A sugestão é oportuna, mas acho que pode ficar para uma segunda etapa desse período de quarentena que, por ora, ninguém sabe quanto tempo vai durar. A meu ver a fiscalização dos políticos é primordial, até porque, tudo o que o Judiciário e o MP gastam já foi autorizado antes pelo Congresso. São deputados federais e senadores que detêm o poder de liberar verba e orçamento para cada um dos poderes da República. Então nos concentremos neles!
Como no último vídeo já introduzi os novatos nessa tarefa de fiscalização virtual a navegar no site da Câmara Federal, hoje é a vez de conhecermos o caminho até a prestação de contas dos senadores.
Como fiscalizar um senador
O Senado, assim como a Câmara Federal e todos os demais órgãos públicos de qualquer instância, tem um portal da transparência. É obrigação legal divulgar para a população os serviços que estão sendo feitos, a lista de funcionários contratados, os salários e todos os demais gastos.
A navegação até a prestação de contas de um servidor público em específico nem sempre é muito intuitiva, então, caso você nunca tenha visitado o site do Senado Federal, te convido a fazer essa primeira visitação comigo. Vamos fazer um tour pelo perfil do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Como fiz na coluna de quarta-feira, não vou repetir em texto o passo a passo, porque, ainda que haja leitores não habituados a ver os vídeos que a Gazeta do Povo produz, acho que nesse caso é mais fácil aprender a aventura da navegação por vídeo, vendo como se faz, e não, lendo.
Peço, então, a você, que chegou até aqui, que volte ao topo da página, clique no play do vídeo e assista até o final. E depois se aventure pelo site do Senado Federal procurando saber quanto os senadores do seu estado estão gastando das verbas e benefícios a que tem direito. Lá no site tem também os contatos deles. Escreva, ligue, reclame se não concordar com algo que identificou como exagero.
É assim que se exerce a cidadania política em tempos de isolamento domiciliar. Ou batendo panelas e gritando na janela, mas confesso que prefiro, no momento, deixar as janelas para aplaudir os profissionais de saúde, como está sendo combinado pelas redes sociais para hoje, às 20:30.
PF prende Braga Netto por ordem do STF
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
De comandante a detido no Comando Militar do Leste: a trajetória de Braga Netto
“Plano B” de Eduardo expõe ruídos da direita em manter Bolsonaro como único candidato para 2026
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS