Desnutrição dos Yanomamis é assunto aqui na coluna pela segunda vez em menos de uma semana, porque a militância lulista e a esquerda brasileira seguem disseminando informações parciais e descontextualizadas para induzir a opinião pública a erro.
Não se pode reduzir um problema complexo e antigo desses a mera disputa política e ideológica. Na última sexta (27) publiquei, aqui mesmo neste espaço, uma entrevista com o enfermeiro de saúde indígena, Khylvio Alves Valões. Caso não tenha assistido, recomendo que veja aqui.
Funcionário da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde desde a sua criação, em 2010, Valões explica na entrevista que a desnutrição dos Yanomamis é histórica e a explicação está, basicamente, em questões culturais e criminais que nenhum governo conseguiu enfrentar nos últimos dez anos.
Um dia antes dessa entrevista veio à tona outro relato de alguém ligado aos yanomamis, trazendo informações diferentes daquelas que os integrantes do atual governo e a mídia lulista vêm divulgando.
Deputado indígena venezuelano expõe desnutrição dos yanomamis
Diante das notícias espalhadas no Brasil acerca de desnutrição dos Yanomamis, o deputado indígena venezuelano, Romel Guzamana, divulgou em seu Twitter que os índios desnutridos em território brasileiro são da Venezuela.
"Denuncio la grave desnutrición de nuestros hermanos indigenas #Yanomamis del Edo #Bolivar. Cruzaron a Brasil en busca de comida y se encontraron aislados de la sociedad soberana, otra violación a los DDHH Indígenas por el régimen de Maduro", disse o deputado em seu Twitter na última quinta (26).
Esta semana consegui trocar mensagens com o deputado e pedi um relato em áudio sobre os motivos da imigração de indígenas venezuelanos para o Brasil. Trago a resposta no vídeo publicado hoje, que você pode assistir clicando no play da imagem no topo da página.
Antecipo que, assim como o enfermeiro que ouvi na semana passada, o deputado menciona a questão do garimpo ilegal como um dos motivos da crise alimentar e da desnutrição dos Yanomamis. Mas há muito mais por trás do que a militânica lulista vem espalhando. Vale a pena conhecer para não se deixar usar como massa de manobra.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS