Janaína Paschoal, deputada estadual por São Paulo e uma das vozes mais ativas no debate político, foi uma das que criticaram publicamente os votos de cinco ministros do STF no julgamento sobre a possibilidade de reeleição para presidência da Câmara dos Deputados e Senado Federal, contrariando o que diz a Constituição.
O que pensa Janaína Paschoal sobre o voto do ministro relator do processo, Gilmar Mendes, ou dos outros que seguiram sua análise de 64 páginas, na íntegra ou parcialmente? Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Kassio Nunes Marques agiram como juristas ou como políticos?
A deputada também fala sobre a expectativa ou desesperança em relação à sucessão de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre e comenta sobre o círculo vicioso nas eleições para a mesa diretora nas Assembleias Legislativas, criticando fortemente as manobras do PSDB e do PT em São Paulo.
Desabafo e pretensão política a vaga no Senado
Durante a entrevista a deputada Janaína Paschoal faz críticas não só ao ativismo do Judiciário, tentando interferir em questões do Executivo e do Legislativo, como também às "coalizões" políticas ou acordos entre parlamentares e governantes.
E desabafa quanto à postura do cidadão comum que exagera nas cobranças ao tratar todos os a políticos de forma generalizada, profere ataques vazios, sem abertura para o debate de ideias e proposição de soluções para os problemas que o país e os estados enfrentam.
Questionada se essa desilusão a afastaria da política ou se tem planos de seguir a carreira que começou em 2018 ao lançar-se candidata em São Paulo, revela a ideia de concorrer a uma vaga no Senado em 2022 e explica por que jamais se candidataria à Câmara Federal nos moldes atuais.
Por fim, comenta os ataques sofridos pelos médicos que tratam pacientes de Covid já nos primeiros sintomas, comenta a "guerra da vacina" e os ataques à Gazeta do Povo pelas milícias digitais, que não defendem a liberdade de expressão nem a de imprensa e querem impor suas ideias à base de pressão sobre anunciantes.
Para assistir à entrevista completa clique no play do vídeo no topo da página.
- Entrevista com Raíssa Soares. Médica de Porto Seguro está com Covid
- Entrevista: embaixadora de Guaidó no Brasil fala da eleição ilegal domingo na Venezuela
- Indiara Barbosa, vereadora mais votada de Curitiba e o machismo do Porta dos Fundos
- Entrevista: Como está a volta às aulas nas escolas particulares
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS