Lula, Lava Jato e Justiça são hoje palavras ao vento. Diante da bomba anunciada no meio da tarde desta segunda (8), de que o ministro do STF, Edson Fachin, anulou todos os quatro processos envolvendo o ex-presidente Lula na 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, o que esperar da Justiça? Ela ainda existe no Brasil?
Estas e outras perguntas que todos os cidadãos de bem se fizeram de imediato, tão logo souberam da notícia, são a tônica da entrevista com Janaína Paschoal, doutora em Direito Penal pela USP e professora de Direito Penal licenciada para exercer o mandato de deputada estadual em São Paulo.
O que acontece agora? Há alguma chance de o próprio STF reverter essa decisão? Há ainda como acreditar em Justiça no Brasil?
Conhecida por ter sido uma das signatárias do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (por crime de responsabilidade fiscal), a deputada comenta a decisão que pegou o Brasil de surpresa e aumentou ainda mais a descrença do brasileiro no Judiciário.
"Ou o Supremo erro hoje na pessoa do ministro Fachin ou o Supremo, como Corte, vem errando há cinco anos. E isso é muito grave. Pra quem conhece Direito Penal é um choque sem precedentes, é como se o Direito tivesse sofrido um estupro. Se é difícil você mudar uma sentença com embargos de declaração, que dirá anular quatro processos. Eu só vejo uma saída: é o pleno reverter."
Janaína Pachoal, doutra em Direito Penal pela USP
Para assistir à entrevista clique no play do vídeo no topo da página. Depois deixe um comentário externando sua opinião. Você ainda acredita na Justiça? Acha possível o pleno do STF reverter essa decisão? Como se sentiu ao saber da decisão de hoje do ministro Edson Fachin?
Dois dias após cirurgia, Lula passa por novo procedimento para evitar hemorragia cerebral
Lula não deveria tentar a reeleição em 2026, diz maioria em pesquisa
O futuro nebuloso da Síria e do Oriente Médio
B3 tem penúltimo leilão de concessão de rodovias do ano com previsão de R$ 16 bi em investimentos
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS