Entrevista com o perito em crimes digitais, Wanderson Castilho, sobre a pane do Facebook, Instagram e Whatsapp em nível global no último dia 4 de outubro.
>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram
Wanderson calcula que cinco bilhões de usuários de internet ficaram por mais de seis horas sem acesso às principais plataformas de mensagens e redes sociais. A empresa, que tem o monopólio da comunicação via aplicativos, perdeu uma fortuna em preço de mercado, além de amargar queda bilionária na receita advinda de anúncios que deixaram de circular.
Para a população os prejuízos são incalculáveis. Milhões de empresários e empreendedores perderam negócios, estudantes deixaram de receber links de acesso a aulas e até denúncias de crimes deixaram de ser feitas. Wanderson conta o caso de um sequestrado que chegou a mandar pedido de socorro pelo WhatsApp, mas a mensagem não foi entregue.
O que causou a pane? Algo parecido pode acontecer de novo? Que orientações seguir para não ficar na mão de um único monopólio de mídia? Para saber as respostas assista à entrevista em vídeo, clicando no play da imagem que ilustra esta página.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião