• Carregando...

Sete de setembro volta a ser tema do programa Segunda Opinião, porque a Semana da Pátria chegou e, além da celebração do bicentenário da Independência há manifestações marcadas por todo o país.

Embora o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, tenha dito recentemente que as manifestações no feriado da Independência vão mostrar o "tamanho do fascismo" no país, não é este o espírito entre os manifestantes que se pronunciam nas redes sociais, anunciando com que espírito vão para as ruas se manifestar.

Patriotismo seria uma palavra melhor para definir o que move milhões de brasileiros para as ruas neste 7 de setembro de 2022. O Programa Segunda Opinião desta antevéspera de manifestações e celebrações pelo bicentenário para a Independência fala de patriotismo, indignação e também história.

Perguntas sobre 7 de setembro

O que acontecia no Brasil e em Portugal no início de setembro de 1822 para o príncipe regente D. Pedro I ter declarado a Independência? O que ele fazia às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, se a sede da Corte era no Rio de Janeiro? Qual a participação da princesa Leopoldina nesse processo político?

Mais do que isso: por que a história e o patriotismo se perderam ao longo dos últimos dois séculos? Como o amor à Pátria foi resgatado? E o que esperar dessa retomada patriótica 200 anos depois?

As manifestações programadas para 7 de setembro serão o legítimo resgate da cidadania ou será que haverá censura por parte da imprensa e do STF? Assista ao espisódio 6 desta segunda temporada do programa para conhecer as respostas.

O programa deste início de Semana da Pátria marca a estreia do colunista Flávio Gordon como comentarista. Antropólogo, estudioso de história, ele traz um resumo brilhante do início da Pátria brasileira. Neste episódio ele divide tela comigo, Cristina Graeml, com a professora Paula Marisa e a jornalista Karina Michelin.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]