Sete de setembro volta a ser tema do programa Segunda Opinião, porque a Semana da Pátria chegou e, além da celebração do bicentenário da Independência há manifestações marcadas por todo o país.
Embora o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, tenha dito recentemente que as manifestações no feriado da Independência vão mostrar o "tamanho do fascismo" no país, não é este o espírito entre os manifestantes que se pronunciam nas redes sociais, anunciando com que espírito vão para as ruas se manifestar.
Patriotismo seria uma palavra melhor para definir o que move milhões de brasileiros para as ruas neste 7 de setembro de 2022. O Programa Segunda Opinião desta antevéspera de manifestações e celebrações pelo bicentenário para a Independência fala de patriotismo, indignação e também história.
Perguntas sobre 7 de setembro
O que acontecia no Brasil e em Portugal no início de setembro de 1822 para o príncipe regente D. Pedro I ter declarado a Independência? O que ele fazia às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, se a sede da Corte era no Rio de Janeiro? Qual a participação da princesa Leopoldina nesse processo político?
Mais do que isso: por que a história e o patriotismo se perderam ao longo dos últimos dois séculos? Como o amor à Pátria foi resgatado? E o que esperar dessa retomada patriótica 200 anos depois?
As manifestações programadas para 7 de setembro serão o legítimo resgate da cidadania ou será que haverá censura por parte da imprensa e do STF? Assista ao espisódio 6 desta segunda temporada do programa para conhecer as respostas.
O programa deste início de Semana da Pátria marca a estreia do colunista Flávio Gordon como comentarista. Antropólogo, estudioso de história, ele traz um resumo brilhante do início da Pátria brasileira. Neste episódio ele divide tela comigo, Cristina Graeml, com a professora Paula Marisa e a jornalista Karina Michelin.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Toffoli se prepara para varrer publicações polêmicas da internet; acompanhe o Sem Rodeios
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS