Na última quinta-feira (12), no Canal da Música, em Curitiba, o pianista Jeff Reinholds lançou oficialmente o seu CD “Piano Rock Symphony #1”.
O estilo que o músico executa é chamado de “piano rock”. A intenção é reproduzir no piano todos os instrumentos tradicionais de uma banda de rock and roll, ou seja, guitarra, baixo e bateria, além das linhas de vocal. “O termo ‘piano rock’ foi mais para eu situar as pessoas que me perguntavam”, explica o pianista.
Jeff explica que a sua música causa certo estranhamento, por ter uma construção harmônica pouco usual. “Eu vi que as pessoas que estavam acostumadas com piano estranhavam”, conta. O público realmente está, no geral, habituado com o trivial. Pianistas virtuosos e guitarristas com uma técnica exuberante, tradicionalmente, chamam muito a atenção. Mas a música não é feita somente de técnica.
A banda americana Sonic Youth, que tem mais de 30 anos de estrada, por exemplo, usa afinações diferentes na maioria de suas músicas, além de guitarras tocadas com chaves de fenda, microfonias e outros artifícios que tornam o seu som único. Personalidade na forma de tocar e de compor são características em extinção, atualmente. E isso Jeff Reinholds tem de sobra.
Na apresentação, além de tocar as músicas do CD “Piano Rock Symphony #1”, como “The said overthrow of Jerusalem” e “I don’t know to fly”, Jeff conversou bastante com o público, explicando as composições e a sua forma de interpretação.
A história
O interesse do pianista pela música veio logo na infância. “A minha mãe me colocou para fazer piano clássico. Eu odiava, mas gostava de algumas músicas e elas me mantiveram durante sete anos na aula de piano”, relembra.
Jeff é formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, (UEPG), no Paraná, e foi durante a faculdade que um fato despertou o seu interesse em trazer o rock para o piano. “Era mais ou menos a época em que estourou a ‘November rain’, do Guns N’ Roses, que é uma canção de rock totalmente baseada no piano. Essa foi a música que me quebrou as pernas”, brinca.
Após tentar tocar com um grupo tradicional, guitarra, baixo e bateria, ele decidiu compor o seu próprio material, do seu próprio modo. “Eu fazia as músicas para mim e para uma eventual banda. Só tomei coragem para sair com o piano solo, no ano passado”, explica.
Em janeiro deste ano o pianista montou um home studio na chácara de seu pai, em Irati, no interior do Paraná, para gravar o seu primeiro CD. “Eu vi que faltava uma coisa física, para quem gostava das músicas”, afirma. O resultado foi o “Piano Rock Symphony #1”, que traz oito músicas no estilo piano rock de Jeff Reinholds.O músico já está pensando em um segundo trabalho e a intenção é gravá-lo de uma forma diferente, desta vez usando uma banda. “Eu quero deixar a orquestra de lado. Em vez de sinfonia eu farei mais a pegada rock and roll”, conta.
O pianista fará um pocket show no próximo dia 24, às 20h, na loja da Livrarias Curitiba, no Shopping Estação. Se você ficou curioso para conhecer o trabalho de Jeff Reinholds, compareça. A entrada é franca.
Confira a entrevista em vídeo com o pianista e três canções do show.
O Cwb Live está concorrendo ao prêmio Top Blog. Se você gosta do nosso trabalho clique no link abaixo e vote. Você pode votar três vezes: uma por e-mail, uma pelo Facebook e uma pelo Twitter. Obrigado.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais