15 de setembro de 2004. Aos 55 anos, Johnny Ramone, guitarrista dos Ramones, perdia a batalha contra o câncer de próstata. O rock se despedia um músico que é, até hoje, um dos maiores ícones do movimento punk.
Ao lado de grupos como o Sex Pistols e o The Clash, eles definiram toda uma estética e uma maneira de tocar que tornaria o punk uma das maiores revoluções dentro do rock and roll. O lema “do it yourself”, faça você mesmo, era levado às últimas consequências e norteava o estilo. Fugindo do som progressivo de grupos como o Yes, com seus solos intermináveis e virtuosismo, por vezes, exagerado, os punks procuravam ser os mais diretos e agressivos possíveis, tanto no som como no visual e nas letras.
Johnny foi um dos fundadores dos Ramones. Sua forma de tocar, usando correias bem folgadas posicionando a guitarra perto dos joelhos, é imitada por 10 em cada 10 bandas que se consideram punks, atualmente.
Para manter viva a história do músico, foi lançada em junho, pela editora Abrams Image, a biografia “Commando: the Autobiography of Johnny Ramone”. Escrita pelo próprio guitarrista, pouco antes de morrer, e compilada pelo ex-vocalista do lendário Black Flag e da Rollins Band, Henry Rollins, e por John Cafiero, empresário da viúva de Johnny, Linda Cummings Ramone, o livro de 176 páginas foi baseado em uma série de entrevistas que o músico concedeu em seus últimos anos de vida.
Segundo a viúva, o desejo de Johnny era de que o público realmente conhecesse a sua personalidade. “Ele queria deixar as suas últimas palavras, sabia que estava morrendo e era um personagem sempre meio mal compreendido”, afirmou em entrevista.
Confira dois clássicos dos Ramones. “Poison heart” do álbum “Mondo Bizarro”, de 1992 e “Pet Sematary” do disco “Brain Drain”, de 1989, tema do filme “Cemitério Maldito”.
O Cwb Live está concorrendo ao prêmio Top Blog. Se você gosta do nosso trabalho clique no link abaixo e vote. Você pode votar três vezes: uma por e-mail, uma pelo Facebook e uma pelo Twitter. Obrigado.
Vote também nos outros blogs da Gazeta do Povo que estão disputando o prêmio:
O Blog Animal concorre em “Bichos e animais / blogs profissionais” (vote)
O Diário de Antonio concorre em “Variedades / blogs pessoais” (vote)
O Ir e vir de bike concorre em “Variedades / blogs profissionais” (vote)
O Uma família brasileira na China concorre em “Viagens e Turismo / blogs pessoais” (vote)
O Tubo de Ensaio concorre em “Religião / blogs profissionais” (vote)