Quando Donald Trump sofreu o atentado contra sua vida no último dia 13, a mídia americana começou a ventilar a possibilidade do atirador estar vinculado aos iranianos. Em seguida, o secretário de Estado norte-americano correu para a mídia anunciando que os iranianos seriam capazes de fabricar uma bomba atômica nas próximas duas semana.
Hoje, com o início das Olimpíadas, a sabotagem nos trens de Paris já está sendo atribuída a forças iranianas. Parece que o Irã virou a bola de vez para um novo conflito.
A possibilidade de o regime de Teerã desenvolver armas nucleares também preocupa. Mas um conflito dessas proporções poderia ter consequências inimagináveis
Desde o ano passado, Donald Trump tem dito que Biden tentaria iniciar um conflito com os iranianos para esconder os problemas de sua gestão. Parece que a ideia está se cumprindo. Mas não podemos esquecer de que quem tentou iniciar um conflito com os iranianos em janeiro de 2020 foi o próprio Trump.
Na época, o então presidente decidiu eliminar o chefe da guarda revolucionária iraniana. Aquilo poderia ter gerado um novo conflito. Porém, a crise sanitária que estava se aproximando acabou desviando a atenção internacional.
O receio atual é que novos atentados de maior proporção aconteçam na França durante os Jogos Olímpicos e as investigações apontem novamente para os iranianos. Isso poderia levar a opinião pública internacional a apoiar uma ação da Otan contra Teerã.
Infelizmente, parece haver um desejo de iniciar um conflito aberto com o Irã. A possibilidade de o regime de Teerã desenvolver armas nucleares também preocupa. Mas um conflito dessas proporções poderia ter consequências inimagináveis. Deus queira que isso não aconteça.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião