Ao menos 162 dos 399 prefeitos de cidades do Paraná já confirmaram participação na “XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), e que acontece nesta semana – entre os dias 21 e 24 – na capital federal. O balanço de inscritos é da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Outros municípios devem enviar representantes.
Na prática, a ideia é reunir prefeitos de todo país para reforçar a chamada “pauta municipalista”, e que inclui da regulamentação do Regime Próprio de Previdência Social até a revisão do pacto federativo (para mudar a distribuição de recursos entre União, Estados e Municípios).
Pré-candidata à reeleição, a governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), também vai aproveitar para falar com os prefeitos do estado. Ela estará em Brasília na terça-feira (22). De olho nas eleições, quem também se movimenta para receber as lideranças locais de braços abertos é a bancada dos deputados federais do Paraná.
Dos 30 parlamentares, apenas dois não devem sair candidatos a nada (Dilceu Sperafico e Nelson Meurer, ambos do PP). Ao menos quatro estão de olho em uma cadeira no Senado – Alex Canziani (PTB), Christiane Yared (PR), Francischini (PSL) e Takayama (PSC). Os demais já se colocam como pré-candidatos à reeleição, para mais quatro anos na Câmara dos Deputados.