O apartamento onde mora o candidato a deputado estadual Marcello Richa (PSDB), e que acabou citado no âmbito da Operação Quadro Negro, não está na lista de bens informados pelo tucano ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Procurada pelo blog De Brasília na segunda-feira (27), a assessoria de imprensa do filho do ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) explicou que o tal apartamento “nunca integrou o patrimônio pessoal” de Marcello.
“O apartamento não está na declaração de bens porque foi adquirido por empresa na qual Marcello participa acionariamente”, respondeu a assessoria de imprensa. O nome da empresa não foi informado. “As informações públicas são as declarações de bens à Justiça Eleitoral e os demais dados estão na declaração do Imposto de Renda, que é sigiloso”, complementou a assessoria de imprensa.
Ao TSE, Marcello registrou um patrimônio total de R$ 1.580.419,81. Na lista de bens, estão participações em quatro empresas: Green Gold Empreedimentos Imobiliários Ltda, Saggezzaa Administradora de Bens Ltda, BFMAR Participações S/A e Ocaporã Administradora de Bens S/A. Também há dinheiro ligado a fundos de investimentos e quadros de artistas.
O candidato a delator Maurício Fanini, ex-diretor na Secretaria da Educação durante a gestão Richa no governo do Paraná, afirmou a investigadores ter repassado R$ 500 mil para a compra do apartamento de Marcello. Em junho, quando o caso veio à tona, Marcello disse, por meio de nota, que possui “toda a documentação referente à compra do seu apartamento, comprovando a legalidade e origens dos recursos” e que Fanini “tenta se beneficiar da delação premiada para amenizar sua pena com afirmações mentirosas e desprovidas de provas”.
Réu na Operação Quadro Negro, Fanini admite ter desviado dinheiro público destinado a obras em escolas estaduais, em parte para entregar valores a políticos. Ele ainda negocia um acordo de colaboração premiada com investigadores.
Em tempo
Para conferir o patrimônio dos candidatos ao pleito de 2018, basta acessar o endereço do TSE na internet: www.tse.jus.br
ELEIÇÕES 2018: veja quem são os candidatos
ELEIÇÕES 2018: acompanhe notícias do Paraná
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF