O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), estará hoje (16) com o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), em Curitiba. Eles se reúnem às 17 horas, no Palácio Iguaçu. É o único compromisso de Maia no Paraná. Embora ainda não tenha feito o anúncio oficial da sua candidatura à reeleição, Maia já roda o País em busca de apoios para a corrida ao comando da Câmara dos Deputados.
Dos 30 deputados federais da bancada do Paraná, a maioria é aliada a Beto Richa. Na semana passada, o tucano já recebeu outro candidato em Curitiba, o deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO). O petebista fez a visita a Beto Richa amparado pelos parlamentares da bancada paranaense Alex Canziani (PTB) e Alfredo Kaefer (PSL). Outros dois candidatos estão na disputa: Rogério Rosso (PSD-DF) e André Figueiredo (PDT-CE).
Além do já conhecido alvoroço pelo cargo máximo da Casa, a eleição desta vez tem um ingrediente a mais: o novo presidente da Câmara dos Deputados será também, na prática, o vice-presidente da República. Primeiro da linha sucessória, Maia já tem eventualmente substituído Michel Temer, na ausência do peemedebista.
A eleição está prevista para fevereiro e, nos bastidores, Maia figura como favorito, a despeito do imbróglio em torno da sua candidatura. O Supremo Tribunal Federal ainda não decidiu se o parlamentar do DEM pode concorrer à reeleição, já que a recondução para o mesmo cargo, na mesma legislatura, fere a Constituição Federal e o Regimento Interno da Casa. A defesa de Maia sustenta, contudo, que o parlamentar não se enquadraria em tal regra, já que assumiu a cadeira em julho do ano passado, apenas para um mandato-tampão. Se vencer a disputa, Maia permanece na presidência da Casa por mais dois anos.
Leia mais sobre a eleição na Câmara dos Deputados:
Disputa entra em semana crucial
Para evitar isolamento, PT se aproxima de mentores do impeachment
Em campanha contra Maia, candidatos do Centrão resgatam “bandeira de Cunha”
Camisa da Chape e viagens: o vale-tudo pela vaga de vice de Temer
Paranaenses tentam manter espaço no comando da Câmara dos Deputados
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF