O deputado federal pelo Paraná Luiz Carlos Hauly (PSDB) foi eleito relator, nesta terça-feira (26), da comissão especial criada para analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 293/2004, que altera o sistema tributário brasileiro.
A PEC, de autoria do Poder Executivo, estava parada há dez anos na Câmara dos Deputados e foi “desengavetada” pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no último dia 29, na esteira da greve dos caminhoneiros.
Entre os colegas, Hauly é considerado o “nome natural” para assumir a função – no sétimo mandato consecutivo na Casa, o paranaense escolheu a reforma tributária como bandeira. Além disso, desde o final de 2016, ele já vem desenhando uma proposta para mudar o sistema tributário brasileiro, no âmbito da comissão de estudos sobre a reforma tributária (aberta em 2015, no primeiro ano da atual legislatura).
Chegou a elaborar uma minuta, e apresentá-la país afora – foram “160 palestras em 23 estados”, no cálculo do próprio parlamentar. Depois, ao final dos trabalhos na comissão de estudos, Hauly imaginou que a sua proposta seria votada até meados deste ano. Não vingou.
Mas, o paranaense permanece apostando que conseguirá levar o tema ao plenário “ainda em 2018”, a despeito do recesso parlamentar do próximo mês e do início da campanha eleitoral, em agosto. “A mudança tributária não precisa esperar um novo governo federal”, declarou ele.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF