Dos 434 candidatos a deputado federal pelo Paraná nas urnas de outubro, 303 são homens (ou cerca de 70%) e 131 são mulheres, de acordo com levantamento feito pelo blog De Brasília a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De modo geral, isso revela que os partidos políticos apenas se limitaram ao número mínimo de candidaturas femininas assegurado pela legislação eleitoral – só 30% das vagas, nada mais.
Individualmente, há pequenas diferenças: o PV e o NOVO têm, cada um, 31% de candidatas mulheres; já o PCO inscreveu um homem e uma mulher na disputa (50%). Por outro lado, em outros três casos, o registro ainda é inferior ao exigido: a “Coligação do Bem e da Verdade para Mudar o Paraná” (REDE-DC-PPL), a “Coligação Muda Paraná” (PSD-PSC-PR-PPS-PODE) e a “Coligação Endireita Brasil” (PSL-PTC-PATRI) têm, cada uma, 28% de candidaturas femininas.
Mas só é possível ter certeza sobre o não cumprimento da regra a partir dos julgamentos dos registros de candidaturas, que prosseguem até 17 de setembro. Até lá, é possível substituir ou excluir candidatos homens, para que a proporção em relação ao número de mulheres seja respeitada.
ELEIÇÕES 2018: acompanhe notícias do Paraná