O processo disciplinar contra o deputado federal Nelson Meurer (PP-PR) pode ser instaurado nesta terça-feira (26) pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. O presidente do colegiado, deputado federal Elmar Nascimento (DEM-BA), convocou uma reunião para as 10 horas e incluiu o caso Meurer na pauta do encontro.
Duas legendas, a REDE e o PSOL, entraram com representações no Conselho de Ética contra o parlamentar do Paraná, que foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no último dia 29, pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de receber uma espécie de mesada do esquema de corrupção da Petrobras e pegou mais de 13 anos de prisão.
Para as duas siglas partidárias, houve quebra de decoro parlamentar, daí o pedido de abertura de um processo disciplinar. Se o Conselho de Ética concordar com as legendas, o mandato de Meurer pode ser cassado. Nesta hipótese, caberá ao plenário da Câmara dos Deputados dar a palavra final.
A primeira representação foi protocolada pela REDE, mas, nesta terça-feira (26), os dois pedidos serão analisados de forma conjunta.
O presidente do Conselho de Ética já tinha incluído o tema na pauta da reunião do último dia 20, mas não houve deliberação.
Ao STF, Meurer sempre negou ter recebido valores do esquema de corrupção da Petrobras. Seu advogado de defesa, Michel Saliba, aguarda a publicação do acórdão para estudar que tipo de recurso pode ser apresentado.
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Congresso aprova LDO e permite governo suspender emendas que descumprirem regras
Militares dependem da boa vontade de Moraes para garantir direitos fundamentais; acompanhe o Sem Rodeios
Como funciona a “previdência militar” que o Congresso vai rever
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF