O pedido de cassação do deputado federal Nelson Meurer, do PP do Paraná, está na pauta da primeira reunião do Conselho de Ética após o recesso de julho da Câmara dos Deputados. A reunião acontece quarta-feira (8), às 14h30. Nela, o relator do caso Meurer, deputado federal Mauro Lopes (MDB-MG), fará a apresentação do seu parecer preliminar – documento que pode ser discutido e votado pelos demais membros do colegiado ainda na quarta-feira.
Lopes se debruça sobre duas representações contra Meurer, protocoladas pela REDE e pelo PSOL, e que pedem a cassação do mandato do paranaense. As legendas sustentam que houve quebra de decoro parlamentar decorrente da condenação do pepista pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em 29 de maio último.
O relator não antecipou sua posição sobre o caso Meurer. Apesar disso, o parlamentar de Minas Gerais é conhecido na Câmara dos Deputados por defender os colegas que se tornam alvos do Conselho de Ética, rejeitando qualquer punição.
Aos 76 anos e ligado à bancada ruralista, Meurer está no seu sexto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados, mas não tentará a reeleição em outubro. Sua defesa no STF ainda aguarda a publicação do acórdão com os termos da condenação para estudar uma possibilidade de recurso.
ELEIÇÕES 2018: acompanhe notícias do Paraná
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF