Dos 30 atuais deputados federais do Paraná, a maioria deve sair candidata à reeleição, dois já falaram em aposentadoria (os pepistas Dilceu Sperafico e Nelson Meurer), e ao menos três estão de olho no Senado: Christiane Yared (PR), Alex Canziani (PTB) e Rubens Bueno (PPS). Mas, ao contrário de Yared, que já se coloca claramente como pré-candidata pelo Partido da República (PR), os dois últimos nomes sinalizaram que ainda dependem de costuras com aliados para “bater o martelo”.
O PTB não deve ter candidato próprio ao governo do Paraná. Assim, uma eventual escolha de um petebista ao Senado também deve passar pela definição sobre quem a sigla pretende apoiar na corrida ao Executivo. São afinados com o grupo de Beto Richa (PSDB), que ainda não decidiu se ele mesmo entra ou não na disputa ao Senado, e se apoia Cida Borghetti (PP) ou Ratinho Júnior (PSD) para o governo do Paraná. “Tudo depende da definição do Beto Richa”, resumiu Alex Canziani à Gazeta do Povo.
O PPS já apresentou um nome próprio para a disputa ao governo do Paraná, Cesar Silvestri Filho, prefeito de Guarapuava. Ainda assim, pepessistas acreditam que lançar agora um pré-candidato também ao Senado só atrapalha as conversas com as demais siglas, ainda em andamento. Rubens Bueno segue, portanto, à espreita. Nas eleições de outubro, há duas vagas abertas para o Paraná no Senado, com o fim dos mandatos de Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB).
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Taxa de desemprego pode diminuir com políticas libertárias de Milei
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF