Três senadores do PT se manifestaram publicamente agora há pouco contra a posição da bancada da sigla em relação às eleições da Comissão Diretora do Senado, marcadas para hoje (01). Gleisi Hoffmann (PR), Fátima Bezerra (RN) e Lindbergh Farias (RJ) divulgaram uma carta na qual se dizem “decepcionados” com o fato de o PT ter optado por integrar a chapa de Eunício Oliveira (PMDB-CE), candidato do Planalto à presidência do Senado.
A ideia do PT é tentar ao menos garantir a cadeira de primeiro-secretário na Comissão Diretora, via José Pimentel (CE). Mas, apesar de ter feito a indicação de um nome do PT à chapa de Eunício Oliveira, a bancada não aprovou apoio “automático” ao parlamentar do PMDB. Os dez senadores da bancada petista, a terceira maior da Casa, ficaram “liberados” nas urnas.
O trio de senadores, contudo, reclamou da “indefinição”. “Superestimando a luta institucional, insensível ao apelo da militância e à orientação do presidente [nacional do PT] Rui Falcão, a maioria da bancada preferiu não tomar uma posição clara, autorizando os senadores e senadoras petistas a votarem como bem entenderem (…). Reiteramos também nosso compromisso em votar contra a candidatura golpista do senador Eunício Oliveira”, diz trecho da carta assinada pelos dissidentes.
Já a ala moderada da bancada entende que não integrar a chapa encabeçada pelo PMDB é correr o risco de perder um espaço no Senado que pode ser crucial para a oposição. A decisão foi tomada na manhã de hoje (01) e desestimulou o senador Roberto Requião (PMDB-PR), que cogitava sair candidato com apoio da oposição.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF