O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (DEM-BA), escolheu nesta quarta-feira (11) o deputado federal Mauro Lopes, do MDB de Minas Gerais, para ser o relator do processo disciplinar instaurado contra o deputado federal pelo Paraná Nelson Meurer (PP), por quebra de decoro parlamentar.
Caberá ao relator produzir um parecer sobre eventual punição a Nelson Meurer, em função da condenação do paranaense pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, na esteira da Operação Lava Jato. A punição máxima é a cassação do mandato. O processo disciplinar foi instaurado no Conselho de Ética no último dia 4, a pedido de dois partidos políticos, REDE e PSOL.
O nome de Mauro Lopes não estava na primeira lista tríplice formada a partir de um sorteio realizado na data de instauração do processo disciplinar. Naquele dia, foram sorteados Izalci Lucas (PSDB-DF), José Carlos Araújo (PR-BA) e Pompeo de Mattos (PDT-RS). Mas, ao abrir a reunião do Conselho de Ética nesta quarta-feira (11), o presidente do colegiado informou que Izalci Lucas pediu a retirada do seu nome da lista tríplice e um novo sorteio foi realizado para substitui-lo.
Ao sortear o nome de Mauro Lopes, o presidente do Conselho de Ética anunciou já na sequência que o parlamentar de Minas Gerais era o escolhido para ser o relator do caso Meurer, por ser “um dos mais assíduos” do colegiado.
Mauro Lopes, assim como Nelson Meurer, está no seu sexto mandato consecutivo na Casa. Há outra coincidência: no Conselho de Ética, ambos votaram em meados de 2016 contra o parecer que pedia a cassação do mandato de Eduardo Cunha (MDB-RJ), hoje preso no âmbito da Operação Lava Jato.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF