O eleitor paranaense já não deveria se espantar com as alianças partidárias costuradas para os embates nas urnas: nas eleições de 2006, o pedetista Osmar Dias, com apoio do então prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), foi adversário de Roberto Requião (PMDB) na disputa pelo governo do Estado; mas, nas eleições de 2010, Requião se juntou a Osmar, para que o pedetista disputasse o governo do Paraná contra Beto.
Agora, já de olho nas eleições de 2018, Beto volta a conversar com Osmar, o que comprova que a política paranaense anda mesmo em círculos. Talvez a única novidade no processo seja o lançamento da pré-candidatura de Osmar ao governo do Paraná a dois anos das eleições – algo que não deve passar despercebido, diante de um pedetista que no passado já foi criticado por se decidir “sempre aos 45 do segundo tempo”.
E o PMDB de Requião? Partido político com o maior número de prefeituras em todo País, o PMDB pode até optar novamente pela candidatura de Requião ao governo do Paraná, repetindo o embate de 2006 contra Osmar, mas, desta vez, há outros componentes aí, como a candidatura da atual vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP).
A “família Barros”, que há anos vem trabalhando para alcançar o Palácio do Iguaçu, não gostou da notícia sobre as conversas entre Beto e Osmar e resolveu até distribuir uma nota à imprensa, reforçando que a candidatura de Cida Borghetti “continua em pé”. Mas um observador brasiliense alerta também que ela e seu marido, o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), também andam batendo papo por aí, inclusive com lideranças peemedebistas, como o sobrinho do senador Requião, o deputado federal João Arruda (PMDB-PR).
A verdade é que, a dois anos das eleições, todo mundo conversa com todo mundo. E isso também não muda.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF