Os dois deputados federais pelo PT do Paraná, Ênio Verri e Zeca Dirceu, já estão em Porto Alegre participando das mobilizações em torno do julgamento do ex-presidente Lula, marcado para amanhã (24). Em entrevista à Gazeta do Povo nesta terça-feira (23), Ênio Verri admitiu que pessoalmente não acredita na absolvição no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), mas enfatizou que a maior liderança do PT será, de qualquer forma, colocado como pré-candidato nas eleições de outubro. Além disso, antecipa ele, petistas também estão pensando em divulgar a nova “carta ao povo brasileiro” já na sexta-feira (26). O documento assinado pelo ex-presidente Lula marcaria o retorno do petista à disputa pelo Planalto.
“Olha, eu não sou advogado, mas, como economista, trabalho muito com estatística. Pelo comportamento absolutamente tendencioso que a Justiça Brasileira está tendo, eu acho que o resultado será 2 a 1, pela condenação. É claro que, no fundo do coração, a gente gostaria que ele fosse absolvido, porque entendemos que o processo é todo ilegal, sem prova nenhuma. Mas, não tem plano B. Mesmo que seja 3 a 0, pela condenação, Lula será nosso candidato”, afirma Ênio Verri.
Já amanhã (24) à tarde, a bancada do PT no Congresso Nacional deve sair de Porto Alegre e seguir direto para a reunião da Executiva Nacional da sigla, em São Paulo, onde a ideia é homologar a pré-candidatura de Lula à Presidência da República.
Embora extremamente desgastado, “o PT tem se beneficiado” com a gestão Temer, na avaliação de Ênio Verri. “O [presidente Michel] Temer tem sido um grande parceiro nosso. Essas políticas neoliberais, concentradoras de renda, favorecendo o mercado financeiro. Ele tem levado a população a comparar os governos dele e do PT e essa comparação tem sido favorável ao PT”, acredita o paranaense.
Tanto Verri quanto Zeca Dirceu tentarão a reeleição a deputado federal em outubro. Presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann também quer integrar a bancada do Paraná na Câmara dos Deputados.
Leia mais:
Invasão paranaense pró-Lula é esperada em Porto Alegre para julgamento de recurso.
A favor e contra Lula: veja protestos marcados no Paraná para o julgamento do ano.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF