O deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e o atual diretor-presidente da Fundepar, Victor Hugo Boselli Dantas, estão na lista de quase 200 nomes chamados como testemunhas de defesa na ação penal referente à segunda fase da Operação Publicano, em trâmite na 3ª Vara Criminal de Londrina. O juiz do caso, Juliano Nanuncio, elaborou na segunda-feira (19) um calendário para as oitivas. Todas foram marcadas para dezembro, devido ao volume de pessoas a serem notificadas. Hauly e Dantas devem prestar depoimento no dia 13 daquele mês.
No despacho de Nanuncio, não é possível saber quais réus arrolaram Hauly e Dantas como testemunhas. Na ação penal são mais de 100 réus, incluindo quase 60 auditores fiscais. Entre os acusados, está praticamente toda a cúpula da Receita Estadual durante o primeiro mandato de Beto Richa (PSDB) no governo do Paraná. Outro réu é o empresário Luiz Abi Antoun, que, de acordo com o Ministério Público, exercia forte influência na gestão do tucano, mesmo sem formalmente ocupar um cargo público.
Hauly foi secretário da Fazenda de Beto Richa entre 2011 e 2013 e, atualmente, comanda a reforma tributária na Câmara dos Deputados. Já Dantas coordenou a campanha de reeleição de Beto Richa, em 2014, na região de Londrina. Em meados do ano passado, ele ganhou um cargo na Secretaria de Educação e, recentemente, passou a comandar a Fundepar, autarquia responsável pela administração de toda a rede física escolar do Paraná.
Agora chamado como testemunha, Dantas também está implicado na Operação Publicano, já que o esquema de corrupção que funcionaria na Receita Estadual pode ter abastecido a campanha de reeleição de Beto Richa, assunto que está sendo tratado no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de forma sigilosa. O tucano nega.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF