Líder do PSD na Câmara dos Deputados, Rogério Rosso (DF). Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados
Às vésperas de uma reunião marcada com a cúpula do PSD, o deputado federal Rogério Rosso (PSD-DF) mandou uma mensagem enigmática para os companheiros de bancada. No texto, ele pede para os colegas ficarem “à vontade” na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, caso entendam que há “outras alternativas”. Além de Rosso, outros três nomes disputam a vaga: Rodrigo Maia (DEM-RJ), Jovair Arantes (PTB-GO) e André Figueiredo (PDT-CE).
“Gostaria de deixar nosso futuro líder [do PSD] Marcos Montes e a nossa honrada bancada à vontade para se caso entenderem avaliar outras alternativas e caminhos que possam de fato reaproximar a Câmara do povo brasileiro”, diz trecho da mensagem, enviada hoje (16), um dia antes da reunião que Rosso terá com Marcos Montes e com o fundador da sigla, o ministro Gilberto Kassab. Na pauta, o apoio ou não da bancada à candidatura de Rosso.
Até aqui, Rosso evitava falar sobre o fato de integrantes da bancada do PSD se esquivarem sobre o apoio a ele. Maia, que detém a simpatia do Planalto para se reeleger, também já teria ganho o apoio de Kassab. Nos bastidores, a mensagem de Rosso aos correligionários foi interpretada como uma tentativa de já amenizar o impacto de uma provável negativa da cúpula do PSD em apoiá-lo.
Rosso acrescentou na mensagem que mantém a agenda de campanha pelo País e não falou em desistência. Mas, na prática, uma eventual falta de apoio da sua própria legenda o joga completamente enfraquecido nas urnas de fevereiro. Entre os quatro candidatos, ele seria o único sem o apoio formal da sigla que carrega.
Leia mais: Veja quem pode se beneficiar com o enfraquecimento de Rosso.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião