O jantar oferecido por Michel Temer no último dia 9 a parlamentares aliados teria custado R$ 73 por pessoa, informou em nota a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto em resposta à Gazeta do Povo.
A nota não detalha quais despesas estariam incluídas no cálculo, mencionando apenas o cardápio do jantar: filé ao molho madeira, peixe, arroz branco, legumes e saladas verdes, além de pudim de tapioca e frutas, de sobremesa.
Sem ser citado na lista da assessoria de imprensa, o vinho argentino oferecido no jantar acabou alvo de críticas da oposição, já que, na “era petista”, havia se adotado o vinho brasileiro como forma de valorizar a viticultura nacional.
O número exato de convidados não foi informado, embora se saiba que foi chamada a totalidade dos aliados no Congresso Nacional – cerca de 400 só na Câmara dos Deputados – e que parte dos políticos levaram familiares ao jantar. Considerando apenas o número 400, e com base no custo individual informado pelo Planalto, o jantar teria saído por quase R$ 30 mil, portanto.
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, o jantar foi feito pelos próprios servidores do Palácio da Alvorada, local do evento, e não houve contratação de serviços terceirizados.
ESTRATÉGIA
O jantar foi realizado às vésperas do primeiro turno de votação na Câmara dos Deputados da PEC 241, que estabelece limites para os gastos públicos. Além de reforçar a necessidade de aprovação da medida, a ideia do Planalto ao oferecer a comilança em um domingo à noite era trazer os parlamentares mais cedo para Brasília, garantindo quórum no plenário em plena segunda-feira. A PEC 241 foi aprovada com o aval de 366 deputados federais, 58 a mais do que o mínimo necessário.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF