Apenas dois dos 30 deputados federais do Paraná não devem entrar na disputa eleitoral de outubro: os pepistas Dilceu Sperafico e Nelson Meurer. Apesar disso, por serem detentores de mandato, ambos vão poder destinar fatias do Fundão Eleitoral para outros candidatos. A regra está prevista em uma resolução do Partido Progressista (PP), publicada no início do mês, e que trata dos critérios de distribuição do dinheiro do Fundo Especial de Financiamento de Campanha.
DESEJOS PARA O PARANÁ: Planejamento de longo prazo
Em um dos trechos da resolução, o comando do PP define que “os deputados federais, de qualquer gênero, que não serão candidatos a nenhum cargo, poderão indicar qualquer candidato novo a deputado federal da sua preferência, ao qual será destinado o equivalente a 100% do valor resultante dos critérios fixados neste artigo que seria destinado àqueles se fossem candidatos à reeleição (…)”.
Se candidatos à reeleição, eles teriam direito, cada um, a R$ 2 milhões do Fundão Eleitoral para aplicar nas suas campanhas. Como resolveram não disputar o pleito, o mesmo valor poderá ser destinado a um “candidato novo”, escolhido por eles. Ou seja, embora tenham decidido ficar fora das urnas, ainda assim manterão influência na disputa.
ELEIÇÕES 2018: acompanhe notícias do Paraná
Tanto Meurer quanto Sperafico estão no sexto mandato na Câmara dos Deputados. Mas o segundo está atualmente licenciado, à frente da Casa Civil de Cida Borghetti (PP), pré-candidata ao governo do Paraná. Já Meurer responde a um processo disciplinar no Conselho de Ética, na esteira de uma condenação no âmbito da Operação Lava Jato, e pode perder o mandato antes de janeiro de 2019.
LEIA TAMBÉM: Deputado que votou contra cassação de Cunha é escolhido relator do caso Meurer
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF