A presença de “herdeiros” de políticos nas eleições não é uma novidade no Paraná, mas, no pleito de outubro próximo, chama a atenção o número de candidatos com parentes que também integram a lista atual de concorrentes, seja na disputa ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados ou à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). Na maioria das vezes, a “dobradinha” funciona assim: o pai é candidato a deputado federal ou a senador pelo Paraná e o filho tenta ocupar uma das 54 cadeiras da Alep, para ser deputado estadual. Vamos aos nomes:
Luiz Carlos Hauly (PSDB) é candidato à reeleição na Câmara dos Deputados. Seu filho Luiz Hauly Filho (PSDB) é candidato a deputado estadual.
Toninho Wandscheer (PROS) é candidato à reeleição na Câmara dos Deputados. Seu filho Alisson Wandscheer (PMB) é candidato a deputado estadual.
O deputado federal Alex Canziani (PTB) é candidato a senador. Sua filha Luisa Canziani (PTB) é candidata a deputada federal.
Ricardo Barros (PP) é candidato à reeleição na Câmara dos Deputados. Sua filha Maria Victoria Borghetti Barros (PP) também é candidata à reeleição na Alep.
Roberto Requião (MDB) é candidato à reeleição no Senado. Seu filho Requião Filho (MDB) também é candidato à reeleição na Alep.
O ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) é candidato a senador. Seu filho Marcello Richa (PSDB) é candidato a deputado estadual.
O deputado federal Fernando Francischini (PSL) é candidato a deputado estadual. Seu filho Felipe Francischini (PSL), que hoje é deputado estadual, é candidato a deputado federal.
O ex-vereador de Londrina Emerson Miguel Petriv, o Boca Aberta (PROS), é candidato a deputado federal. Seu filho Matheus Viniccius Ribeiro Petriv, o Boca Aberta Júnior (PRTB), é candidato a deputado estadual.
Ênio Verri (PT) é candidato à reeleição na Câmara dos Deputados. Seu irmão Mário Verri (PT) é candidato a deputado estadual.
ELEIÇÕES 2018: veja quem são os candidatos
ELEIÇÕES 2018: acompanhe notícias do Paraná