A presença de “herdeiros” de políticos nas eleições não é uma novidade no Paraná, mas, no pleito de outubro próximo, chama a atenção o número de candidatos com parentes que também integram a lista atual de concorrentes, seja na disputa ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados ou à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). Na maioria das vezes, a “dobradinha” funciona assim: o pai é candidato a deputado federal ou a senador pelo Paraná e o filho tenta ocupar uma das 54 cadeiras da Alep, para ser deputado estadual. Vamos aos nomes:
Luiz Carlos Hauly (PSDB) é candidato à reeleição na Câmara dos Deputados. Seu filho Luiz Hauly Filho (PSDB) é candidato a deputado estadual.
Toninho Wandscheer (PROS) é candidato à reeleição na Câmara dos Deputados. Seu filho Alisson Wandscheer (PMB) é candidato a deputado estadual.
O deputado federal Alex Canziani (PTB) é candidato a senador. Sua filha Luisa Canziani (PTB) é candidata a deputada federal.
Ricardo Barros (PP) é candidato à reeleição na Câmara dos Deputados. Sua filha Maria Victoria Borghetti Barros (PP) também é candidata à reeleição na Alep.
Roberto Requião (MDB) é candidato à reeleição no Senado. Seu filho Requião Filho (MDB) também é candidato à reeleição na Alep.
O ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) é candidato a senador. Seu filho Marcello Richa (PSDB) é candidato a deputado estadual.
O deputado federal Fernando Francischini (PSL) é candidato a deputado estadual. Seu filho Felipe Francischini (PSL), que hoje é deputado estadual, é candidato a deputado federal.
O ex-vereador de Londrina Emerson Miguel Petriv, o Boca Aberta (PROS), é candidato a deputado federal. Seu filho Matheus Viniccius Ribeiro Petriv, o Boca Aberta Júnior (PRTB), é candidato a deputado estadual.
Ênio Verri (PT) é candidato à reeleição na Câmara dos Deputados. Seu irmão Mário Verri (PT) é candidato a deputado estadual.
ELEIÇÕES 2018: veja quem são os candidatos
ELEIÇÕES 2018: acompanhe notícias do Paraná
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF