Após as eleições do último domingo (02), o Partido Social Cristão (PSC) passou a figurar na lista dos três maiores partidos políticos do Paraná, levando em consideração a quantidade de filiados no comando de prefeituras de municípios.
Nas eleições de 2012, o PSC, legenda do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), tinha conquistado 13 administrações locais no Paraná. Agora, o PSC saltou para 41, o melhor desempenho entre todas as siglas. Somente duas outras legendas têm mais administrações locais: PMDB, que saiu do domingo com 77, e o PSDB, que agora tem 66.
Entre todos os 12 partidos políticos que conquistaram dez ou mais prefeituras no Paraná, somente o PMDB e o PSB, além do PSC, tiveram crescimento na comparação com o pleito anterior. O PMDB tinha 57 e passou para 77 e o PSB tinha 14 e ganhou mais dois municípios.
Já o PPS se manteve igual, com 21. As demais legendas perderam espaço. PSDB tinha 75 e passou para 66; PSD foi de 36 para 29; PDT também foi de 36 para 29; PR foi de 19 para 16; DEM foi de 23 para 20; PTB foi de 16 para 13; e PT foi de 43 para 10, pior desempenho. Chama atenção ainda o PP, que tinha um histórico de bom desempenho no Paraná, e agora também perdeu espaço: foi de 29 para 24.
Parte dos números ainda pode mudar, já que um segundo turno ainda está previsto para o próximo dia 30, nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa e Maringá. Na capital do Paraná, a disputa é entre PMN (Rafael Greca) e PSD (Ney Leprevost). Em Ponta Grossa, entre PPS (Marcelo Rangel) e REDE (Aliel Machado). E, em Maringá, entre PP (Silvio Barros) e PDT (Ulisses Maia).
JAIR BOLSONARO
Em todo Brasil, o PSC fez 87 prefeituras no último domingo, quatro a mais em relação a 2012. Ou seja, o Paraná foi responsável por quase metade das vitórias nacionais do partido. Pré-candidato à presidência da República pelo PSC, em 2018, o deputado federal Jair Bolsonaro (RJ), ex-PP, se tornou um dos principais nomes da legenda, classificada pelo próprio como uma sigla da “extrema direita”. No Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, filho do parlamentar, foi o candidato a vereador mais votado na cidade.
RATINHO JÚNIOR
Até o início do ano, uma das principais figuras do PSC no Paraná era o deputado estadual licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior. Em março último, ele trocou o PSC pelo PSD. Apesar disso, na prática, Ratinho Júnior continua ligado à sigla de Bolsonaro, inclusive participando das articulações internas.
Na Assembleia Legislativa do Paraná, o PSC tem hoje seis representantes. Na bancada paranaense da Câmara dos Deputados, em Brasília, apenas Takayama.
Na Câmara dos Deputados, aliás, outro representante do PSC é o deputado federal André Moura (SE), que é líder do governo Temer (PMDB) na Casa, indicado para a cadeira pelo ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), hoje cassado.
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF