Um dos parlamentares do Paraná mais assíduos no Palácio do Planalto, o deputado federal Alfredo Kaefer (PSL) está entre os políticos que articulam a aprovação do Projeto de Lei (PL) 9.206/2017, em substituição à Medida Provisória (MP) 793/2017, a chamada “MP do Funrural”, que perdeu a validade na semana passada e que dava a possibilidade de refinanciamento das dívidas do empresariado com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural, o Funrural. Agora, no PL, Kaefer quer aproveitar para incluir “regras mais benéficas para grandes devedores”.
Na prática, ele defende o seguinte: além dos altos descontos nos juros e nas multas referentes às dívidas do Funrural, Kaefer propõe uma entrada de valor menor para aqueles que devem mais de R$ 15 milhões. “Minha tese é que as empresas possam aderir [ao programa de refinanciamento] pagando menos de 5% [do valor da dívida]. Só um sinal”, disse Kaefer, à Gazeta do Povo.
“Não é um perdão. Ninguém está perdoando nada. Além disso, há dez anos não se cobrava o Funrural, porque era inconstitucional. Só agora o Supremo Tribunal Federal, por causa de um voto, tornou legal o Funrural”, argumentou o paranaense.
O parlamentar, que é também um empresário da área agropecuária, deve cerca de R$ 50 milhões à União. Mas, ao blog, ele negou ter dívidas com o Funrural.
Atendendo a um pleito da bancada ruralista, o governo federal apresentou a MP 793/2017 em agosto, às vésperas da votação na Câmara dos Deputados da primeira denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Temer. Agora, deputados federais querem aprovar o PL 9.206/2017 ainda antes do recesso parlamentar.
Leia mais:
12 deputados do Paraná abriram o Refis para os políticos; veja lista.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF