Embora a Câmara dos Deputados esteja oficialmente de recesso, as conversas sobre o novo comando da Casa seguem intensas. Além das costuras em torno da principal cadeira da Casa, hoje ocupada por Rodrigo Maia (DEM-RJ), candidato à reeleição, a cadeira de vice estaria sendo disputada por ao menos nove parlamentares do PMDB, incluindo três nomes da bancada do Paraná, Osmar Serraglio, Sérgio Souza e João Arruda.
Além dos paranaenses, também estão de olho na vaga os peemedebistas Lúcio Vieira Lima (BA), José Friante (PA), Elcione Barbalho (PA), Carlos Marun (MS), Valdir Colatto (SC) e Fábio Ramalho (MG).
Maior bancada da Câmara dos Deputados, o PMDB não deve lançar candidato à sucessão de Maia, mas deve apoiá-lo na reeleição, além de indicar o nome do vice-presidente da Casa.
O mais cotado para a vice seria o deputado federal da Bahia Lúcio Vieira Lima, que é irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, exonerado em novembro do Executivo. Mas, entre os paranaenses, o nome de Serraglio também está no páreo, levantado principalmente pela bancada ruralista.
Serraglio é o atual presidente do principal colegiado interno da Câmara dos Deputados, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em fevereiro, com o troca-troca previsto, o paranaense deixa o comando do grupo.
Leia mais: Paranaenses tentam manter espaço no comando da Câmara dos Deputados.
Milei completa um ano de governo com ajuste radical nas contas públicas e popularidade em alta
Lula cancela agenda após emergência médica em semana decisiva no Congresso
Congresso prepara uma nova fatura para você pagar – e o governo mal se move
Prêmio à tirania: quando Lula condecorou o “carniceiro” Bashar al-Assad
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF