Dos 30 integrantes da bancada do Paraná na Câmara dos Deputados, três estavam ausentes durante a votação da emenda mais polêmica ao substitutivo do projeto de lei 4850/2016 (“10 Medidas Contra a Corrupção”): Osmar Bertoldi (DEM), Hermes Parcianello, o Frangão (PMDB), e Sergio Souza (PMDB) não se posicionaram sobre a emenda que define situações de “abuso de autoridade” para magistrados e membros do Ministério Público.

CARREGANDO :)

No total, a emenda recebeu o aval de 313 parlamentares – 12 do Paraná – na madrugada de hoje (30), permitindo sua incorporação ao texto capitaneado pelos procuradores da República à frente da Lava Jato.

Bertoldi é suplente e tomou posse recentemente, menos de 15 dias após deixar a prisão. Desde então, não subiu ainda à tribuna. Já Frangão não costuma acompanhar do início ao fim as sessões na Casa e, entre os colegas da bancada, ficou conhecido por registrar a presença no painel eletrônico e em seguida abandonar o plenário para outros compromissos.

Publicidade

Já Sergio Souza chegou a participar da votação anterior à deliberação da emenda, se ausentando especificamente sobre a questão do abuso de autoridade, ponto polêmico porque rechaçado pelos investigadores da Lava Jato, que alegam que os parlamentares agem em retaliação.