Pressionados pelo eleitorado em geral, os políticos que ocupavam as cadeiras da Câmara dos Deputados no ano de 2010 foram praticamente unânimes na aprovação da “Lei da Ficha Limpa”, a regra que hoje pode impedir a candidatura do ex-presidente Lula no pleito de outubro.
Na bancada do Paraná, não foi diferente: todos os 28 deputados federais que participaram no plenário da deliberação em torno do texto principal da “Ficha Limpa”, em 4 de maio de 2010, votaram a favor da mudança que ampliou o número de casos de inelegibilidade.
Entre eles, estava o então deputado federal Dr. Rosinha, hoje presidente do PT no Paraná e pré-candidato nas eleições de outubro, ao governo do Paraná ou ao Senado. Ao lado da senadora paranaense Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, a dupla defende a participação do ex-presidente Lula na disputa pelo Planalto, a despeito da condenação por órgão colegiado (TRF4), na última quarta-feira (24), pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
Outros nomes chamam atenção na lista de defensores da Ficha Limpa em 2010, já que atualmente respondem a processos no âmbito da Operação Lava Jato: André Vargas, na época ainda filiado ao PT, e hoje preso em Curitiba; Rodrigo Rocha Loures (PMDB), ex-assessor do presidente Temer e hoje conhecido como o “homem da mala”; e o atual deputado federal Nelson Meurer (PP), agora prestes a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal por supostamente receber dinheiro do “Petrolão”. Relembre como foi a votação:
Na Câmara dos Deputados:
388 votos a favor; 1 contra; e uma abstenção.
Na bancada do Paraná:
28 votos a favor.
Deputados federais do Paraná que votaram a favor da Ficha Limpa, em 2010:
Abelardo Lupion (DEM)
Alceni Guerra (DEM)
Alex Canziani (PTB)
Alfredo Kaefer (PSDB; hoje no PSL)
Andre Vargas (PT; hoje sem partido)
Assis do Couto (PT; hoje no PDT)
Cassio Taniguchi (DEM)
Cezar Silvestri (PPS)
Chico da Princesa (PR)
Dilceu Sperafico (PP)
Dr. Rosinha (PT)
Eduardo Sciarra (DEM; hoje no PSD)
Giacobo (PR)
Gustavo Fruet (PSDB; hoje no PDT)
Hermes Parcianello (PMDB)
Luiz Carlos Hauly (PSDB)
Luiz Carlos Setim (DEM)
Marcelo Almeida (PMDB; hoje no PV)
Moacir Micheletto (PMDB; faleceu em 2012)
Nelson Meurer (PP)
Odílio Balbinotti (PMDB)
Osmar Serraglio (PMDB)
Ratinho Junior (PSC; hoje no PSD)
Reinhold Stephanes (PMDB; hoje no PSD)
Ricardo Barros (PP)
Rodrigo Rocha Loures (PMDB)
Takayama (PSC)
Wilson Picler (PDT)