O PMDB de Michel Temer, que tem a maior bancada na Câmara dos Deputados, vai controlar três comissões técnicas na Casa, incluindo a principal delas, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). No total, são 25 comissões internas. A CCJ é a única que analisa todas as propostas protocoladas na Casa.
O líder do PMDB, deputado federal Leonardo Picciani (RJ), ainda não divulgou o nome que vai ocupar o cargo máximo da CCJ. Mas a escolha deverá ser feita entre Rodrigo Pacheco (MG) e Osmar Serraglio (PR).
Pacheco é o nome preferido de Picciani, mas Serraglio é o parlamentar indicado pelo grupo que trabalhou pelo impeachment da presidente Dilma na Câmara dos Deputados e que saiu fortalecido após a votação do último dia 17.
Picciani votou contra o impeachment. Pacheco só mudou sua posição – passando a ser a favor do prosseguimento do pedido de destituição – às vésperas da votação no plenário. Já o paranaense é um frequente crítico do PT e um dos mais aguerridos defensores do impeachment.
O líder do PMDB fará a indicação do nome até terça-feira (3).
O PMDB também ficou com a segunda comissão mais importante da Casa – a Comissão de Finanças e Tributação -, além da Comissão de Viação e Transportes.
Já o PT, que deve seguir para a oposição em um eventual governo Temer, ficou com a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle; Comissão de Direitos Humanos e Minorias; e Comissão de Cultura. Aliados do PT, o PDT ficou com a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e o PCdoB ficou com a Comissão de Legislação Participativa.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF