O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (8) a indicação do engenheiro civil José da Silva Tiago para o cargo de diretor-geral do Departamento Nacional de Intraestrutura de Transportes (Dnit). Tiago agora sai do comando do Dnit no Paraná, onde está desde 2009. Ele foi indicado em junho para o cargo em Brasília pelo presidente da República, Michel Temer (MDB), sob a chancela do Partido da República (PR). Mas, para tal cargo, cabe ao Senado endossar ou não a indicação.
Em votação secreta, 42 senadores votaram favoráveis ao nome de Tiago para a diretoria-geral do Dnit; sete senadores votaram contrários; também houve uma abstenção. Da bancada do Paraná, apenas o senador Roberto Requião (MDB) estava presente no plenário. Alvaro Dias (PODE) e Gleisi Hoffmann (PT) não participaram da votação.
Tiago é réu em uma ação civil pública por improbidade administrativa – mostrou em julho o blog De Brasília -, mas o tema não foi abordado pelos parlamentares durante a sabatina do engenheiro civil, na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado.
O novo diretor-geral do Dnit é servidor aposentado do próprio Dnit. Ele ingressou em 1974 no então Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (Dner), atual Dnit. Antes de chegar ao Paraná, ele já havia comandado a superintendência do Dnit em Mato Grosso.
Para a superintendência do Dnit no Paraná, ainda não foi escolhido um substituto. Provisoriamente, a cadeira será ocupada pelo engenheiro civil Neimar Akira Miquitera.