• Carregando...
Deputado federal Fernando Giacobo (PR-PR). Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deputado federal Fernando Giacobo (PR-PR). Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados| Foto:
Deputado federal Fernando Giacobo (PR-PR). Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Deputado federal Fernando Giacobo (PR-PR). Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados divulgou na manhã de hoje (02) a lista de candidatos à Mesa Diretora da Casa. Três deputados federais da bancada do Paraná se inscreveram na disputa: Osmar Serraglio (PMDB), Fernando Giacobo (PR) e Hidekazu Takayma (PSC). A sessão plenária marcada para a realização das eleições já está em andamento desde 9h30.

Serraglio é “candidato avulso”, sem indicação formal da bancada do PMDB, ao cargo de primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados. Ele concorre com o nome oficial do PMDB, Lúcio Vieira Lima (BA), e com outros peemedebistas “avulsos”, Fábio Ramalho (MG) e José Priante (PA). Outro parlamentar, Sílvio Costa (PTdoB-PE), acabou tendo a candidatura indeferida, já que a cadeira de primeiro vice-presidente está reservada ao PMDB.

Giacobo se inscreveu para a cadeira de primeiro-secretário e é quem tem mais chance na disputa, já que outros três parlamentares que estavam de olho no mesmo cargo foram indeferidos, por não pertencerem ao Partido da República (PR), “dono” da cadeira. São eles: Jaime Martins (PSD-MG), Kaio Maniçoba (PMDB-PE) e Valtenir Pereira (PMDB-MT). Todos os candidatos, contudo, ainda podem recorrer contra as suas impugnações.

Na Mesa Diretora atual, cuja gestão se encerra hoje (02), Giacobo já ocupa a cadeira de segundo vice-presidente. Mas a vaga de primeiro-secretário é uma das mais importantes da Mesa Diretora, que é composta por um total de 11 cadeiras. Na nova função, Giacobo seria uma espécie de “prefeito” da Casa.

O terceiro paranaense que tenta um espaço no comando da Casa, Takayama, também pode ficar de fora da disputa. Ele se inscreveu para a vaga de suplente do quarto secretário da Mesa Diretora, cargo que pertence ao Solidariedade (SD). Outros dois nomes estão no jogo: Carlos Manato (SD-ES) e Felipe Bornier (Pros-RJ).

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]